A Schunk (Mauá, SP) criou um sistema de fixação de ponto zero mecânico com acionamento manual para operações de usinagem. Trata-se do Kontec GFD, integrado em pirâmides, torres e bases, que foi apresentado durante a última edição da Feimec, em São Paulo (SP).

A fixação de dispositivos é feita com quatro pinos posicionados em um grid de 52 x 52 mm, cuja construção em duralumínio anodizado aumenta o rendimento e diminui o tempo de set up para a fixação de paletes e morsas.

A fixação múltipla para máquinas de cinco eixos permite a troca rápida de morsas, com repetibilidade menor que 0,005 mm. Com menos contornos a interferir no processo, o sistema de fixação possui força de tração de 15 kN e é compatível com equipamentos de diversos fabricantes.

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________
 


 

Imagem: Schunk


 


 

Leia também:


 

Robô pode movimentar peças usinadas de até 3 toneladas

 

Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz


 

#Schunk

 



Mais Notícias MM



Controladores CNC chegam ao mercado brasileiro

A Action Technology trouxe para o Brasil novos equipamentos para máquinas industriais, resultado de parceria com uma empresa da China.

13/05/2024


Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


Monitoramento da produção para pequenas e médias empresas

A I-Sensi criou um sistema de monitoramento a partir de dados do chão de fábrica acessível para pequenas e médias empresas.

13/05/2024