Em 3 de fevereiro de 2024 terá início o curso de Pós-graduação Lato Sensu “Processamento de plásticos e borracha”, que está sendo oferecido pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Victor Jayme Roget Rodriguez Pita e Marcos Lopes Dias estão à frente da coordenação do curso.  

 

Com formato on-line, o treinamento será composto por nove módulos, cada um com duração de 40 horas. De acordo com informações disponíveis no site do IMA, as aulas serão ministradas ao vivo e os participantes também terão acesso a uma plataforma digital colaborativa, além de receber material didático.


O conteúdo será distribuído por módulos intitulados “Polímeros industriais: tecnologia e caracterização”, “Estrutura e propriedades de plásticos”, “Matrizes e moldes”, “Embalagens e gestão ambiental”, “Processamento de plásticos”, que será dividido em três partes, além de “Processamento de borrachas” e “Monografias”. 


O curso é recomendado para engenheiros, químicos, técnicos industriais, pesquisadores, especialistas do meio acadêmico e estudantes, assim como para profissionais que atuam em áreas relacionadas à indústria de transformação de resinas plásticas e de borracha, entre outras.


As inscrições podem ser feitas nesta página e mais informações podem ser obtidas no site do IMA. Em Eventos você confere a agenda de cursos EAD ou presenciais do setor de plásticos. Acesse também Artigos técnicos e Artigos acadêmicos para ter acesso a diversos trabalhos que abordam o processamento de resinas plásticas e de outros materiais.     

 

Imagem: IMA, UFRJ/Divulgação.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Mais conteúdo:

 

Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico

 

Uma análise do mecanismo de vulcanização de compostos de EPDM com adição de óxido de grafeno

 

#IMA #UFRJ #PlásticoIndustrial #PósGraduacao



Mais Notícias MM



Chen Hsong apresenta nova linha de injetoras verticais

A fabricante chinesa lançou no Brasil uma linha de máquinas verticais com mesa rotativa, e também linhas que combinam o fechamento vertical com injeção horizontal.

28/07/2026


Novo filamento de PLA tem mais resistência mecânica e a estabilidade térmica

O insumo desenvolvido pela Polymaker apresenta resistência ao impacto duas vezes superior à do PLA convencional e suporta até 150 °C em ambientes sem carga, mantendo os parâmetros operacionais de impressão do PLA padrão.

28/07/2026


Encerram-se em agosto as inscrições para o International Award 2026

Prazo final para as inscrições de projetos que vão concorrer no evento foi divulgado pelo Think Plastic Brazil.

28/07/2026