Adalberto Rezende, da redação.

 

 

O tratamento de névoa proveniente de processos de usinagem, bem como de material particulado, é uma das preocupações de empresas do setor metalmecânico. A dispersão de gotículas causada pela aplicação de líquido lubrificante/refrigerante diretamente na área de contato da ferramenta de usinagem com a peça sob processamento, geralmente sob alta pressão, pode causar males à saúde de operadores de máquinas e equipamentos, já que as gotículas podem ser inaladas. 

 

Evitar esses riscos requer o uso de equipamentos desenvolvidos para a captação e eliminação de névoa e de cavacos, que foi um tema abordado por Leonardo Dell Arno, do Grupo Dellbro, com sede em Bragança Paulista (SP), em entrevista à Máquinas e Metais. A empresa com mais de 30 anos de atuação comercializa linhas de filtros eliminadores de névoa de óleo e equipamentos para coleta de fumos de soldagem, além de filtros separadores de material particulado úmido, entre outros.

 

Neste sentido, Leonardo disse que o grupo empresarial tem como uma de suas estratégias para 2024 o aumento das vendas de sistemas de captação e filtragem de névoa proveniente da usinagem. Assim, de acordo com ele, o objetivo é aumentar também o leque de serviços de consultoria fornecidos pela companhia. “Notamos um crescimento de 12% a 15% do faturamento da Dellbro em 2023 e prevemos, de acordo com nossos estudos, um crescimento superior a 20% no próximo ano”, comentou. 

 

Também está no planejamento da empresa o investimento em serviços de manutenção preventiva de equipamentos voltados para o tratamento de névoa e material particulado. Conforme explicou o entrevistado, os serviços prestados pela empresa incluem, por exemplo, inspeção de elementos filtrantes e de componentes internos, e ainda a manutenção de motores elétricos.

 

“A nossa recomendação é que a manutenção preventiva seja programada para acontecer a cada seis meses. Entretanto, isso vai depender do tipo de aplicação em que os equipamentos são usados, e também das boas práticas visando à sua preservação, mesmo eles sendo robustos e resistentes às condições típicas do chão de fábrica”, concluiu.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail leonardo@dellbro.com.br. 

 

 

Imagem: @aleksandarlittlewolf, Freepik.

 

Mais conteúdo:

 

XIV Inventário brasileiro de máquinas-ferramentas

 

Estudo do desgaste de fresas sob diferentes condições de usinagem

 

#Dellbro #MáquinaseMetais #TratamentodeNévoa #Usinagem



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024