As inscrições para a 8a edição do Prêmio Nacional da Inovação (PNI), concurso organizado e promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vão até 31 de março.
Serão selecionados projetos e trabalhos de inovação na indústria desenvolvidos por pequenas empresas e/ou pesquisadores, os quais poderão concorrer este ano em uma nova categoria denominada “pesquisador inovador”.
Foi informado pelas instituições responsáveis pelo concurso que as empresas e os pesquisadores participantes concorrerão a uma bolsa de estudos para um curso de educação executiva oferecido pelo Senai. Além disso, as partes contempladas vão participar de programas de inovação na indústria organizados pela CNI, o que inclui atividades para aprofundamento no conhecimento sobre tecnologia, digitalização, tendências de mercado, entre outros assuntos.
Uma das premissas do concurso, que acontece desde 2011, é estimular o compartilhamento de conhecimento, visando ao aperfeiçoamento da gestão de negócios. A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, comentou que “o PNI busca contribuir para o processo de aprendizado, além de possibilitar a troca de experiências, auxiliando na identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria em inovação e em gestão de empresas”.
Companhias de portes variados e pesquisadores de diferentes áreas ligadas à indústria podem participar do concurso. Conforme comentou o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, a premiação será um “momento de celebração e de aprendizado em que os participantes poderão se inspirar e compartilhar suas próprias iniciativas para alinhar o seu negócio com as atuais demandas por inovação do mercado”.
Foi informado em comunicado à imprensa que a 8a edição do PIN será composta pelas categorias “Gestão da inovação, Inovação de produto, Inovação em processo”; “Inovação para sustentabilidade”; e “Destaque em saúde e segurança no trabalho”. Além disso, as categorias serão subdivididas, cada uma, em três modalidades.
As empresas podem fazer sua inscrição nessa página, bem como obter mais informações sobre o concurso.
Imagem: Freepik
Confira mais notícias:
Usinagem mais próxima da universidade
Capacitação para as ferramentarias brasileiras
#CNI #Sebrae #Senai #MM
Mais Notícias MM
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
03/11/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
03/11/2025
O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.
21/10/2025