A norte-americana 168 Manufacturing desenvolveu um sistema que monitora e reabastece de forma automática com fluído refrigerante e lubrificante linhas de máquinas-ferramenta CNC que executam processos como retificação, torneamento, eletroerosão, entre outros.

 

Denominado FullShop (Automated Coolant Management System), o sistema consiste em uma estação de bombeamento centralizada, controlador, coletores de distribuição e um sensor de nível instalado no reservatório de cada máquina-ferramenta. O modelo FS120, por exemplo (foto à direita), é capaz de automatizar o fornecimento de fluido de corte em instalações contendo de 15 a até 120 máquinas CNC, fornecendo em torno de 22 mil litros por dia. Já o modelo FS40 abastece instalações de menor porte, com a mesma produtividade, mas a um custo mais baixo.

 

As taxas de recarga de cada máquina podem ser ajustadas individualmente pelo usuário, conforme a demanda do tipo de trabalho e de peças em processamento. Isso evita que elas operem com baixo nível de refrigerante, o que pode ser danoso ao equipamento, liberando operadores qualificados para tarefas mais sensíveis.

 

Preparado para integração com recursos de indústria 4.0, o FullShop integra recursos como geração de relatórios de tendências analíticas com base nos dados de processo, operações remotas e notificações por e-mail. Cotações podem ser solicitadas aqui.


 

Imagens: 168 Manufacturing


 

 

 

 

Leia também:

 

A usinagem mais sustentável

 

Acordo em prol da digitalização da indústria


#fluidorefrigerante
 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024