A norte-americana 168 Manufacturing desenvolveu um sistema que monitora e reabastece de forma automática com fluído refrigerante e lubrificante linhas de máquinas-ferramenta CNC que executam processos como retificação, torneamento, eletroerosão, entre outros.

 

Denominado FullShop (Automated Coolant Management System), o sistema consiste em uma estação de bombeamento centralizada, controlador, coletores de distribuição e um sensor de nível instalado no reservatório de cada máquina-ferramenta. O modelo FS120, por exemplo (foto à direita), é capaz de automatizar o fornecimento de fluido de corte em instalações contendo de 15 a até 120 máquinas CNC, fornecendo em torno de 22 mil litros por dia. Já o modelo FS40 abastece instalações de menor porte, com a mesma produtividade, mas a um custo mais baixo.

 

As taxas de recarga de cada máquina podem ser ajustadas individualmente pelo usuário, conforme a demanda do tipo de trabalho e de peças em processamento. Isso evita que elas operem com baixo nível de refrigerante, o que pode ser danoso ao equipamento, liberando operadores qualificados para tarefas mais sensíveis.

 

Preparado para integração com recursos de indústria 4.0, o FullShop integra recursos como geração de relatórios de tendências analíticas com base nos dados de processo, operações remotas e notificações por e-mail. Cotações podem ser solicitadas aqui.


 

Imagens: 168 Manufacturing


 

 

 

 

Leia também:

 

A usinagem mais sustentável

 

Acordo em prol da digitalização da indústria


#fluidorefrigerante
 



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025