A cadeia produtiva de aços está acompanhando os avanços obtidos pela indústria de veículos elétricos nos últimos anos, o que a leva a prever uma possível alta da demanda por ligas metálicas especiais, tendo em vista a crescente produção de automóveis eletrificados e o desenvolvimento de projetos para a construção de estações de recarga. 

 

Indústria de carros elétricos e as oportunidades para o ramo metalmecânico são assuntos de uma matéria da revista Corte e Conformação de Metais

 

A mobilidade elétrica traz oportunidades para o setor siderúrgico e metalmecânico, o que inclui empresas fornecedoras de equipamentos e/ou serviços de corte, conformação, estampagem e soldagem de ligas de aços de alta resistência, aços elétricos e inoxidáveis, por exemplo. Cada um desses materiais já encontra espaço em diferentes aplicações na indústria de carros elétricos e híbridos.

 

Essa realidade influenciará cada vez mais a cadeia produtiva metalmecânica, conforme comentou Giovanni Marques, gerente de marketing da Açovisa, companhia que comercializa tubos de aço laminados e trefilados, bem como barras, e que presta serviços para a área, com sede em Guarulhos (SP).

 

Além de um provável aumento da demanda por aços de alta resistência, para a construção de carrocerias e de peças estruturais, e de aços elétricos e inoxidáveis, para a fabricação de itens para a proteção de baterias, o executivo deu alguns exemplos de fatores que estão contribuindo para a transformação do setor automobilístico, que incluem um maior interesse do consumidor por produtos amigáveis ao meio ambiente e que proporcionem custo-benefício. 

 

A mudança de comportamento dos consumidores é muito útil para a indústria automobilística quando usada como ferramenta para se ter uma melhor percepção sobre as preferências do público comprador de veículos. Giovanni comentou sobre isso dizendo que “um grande exemplo é a mudança da preferência do consumidor para carros hatch que aconteceu dos anos 2000 para cá. Hoje, os modelos hatch são maioria, mas nem por isso o setor siderúrgico perdeu”.

 

 

Aços para construir estações de recarga

 

Um aumento da demanda por aços para a construção de estações de recarga para veículos elétricos também está no radar da cadeia produtiva metalmecânica. A aplicação de aços neste tipo de empreendimento abrange, por exemplo, ligas de aço inox – levando em consideração fatores como a resistência a intempéries típicas de grandes centros urbanos, regiões litorâneas e outras, além da estética do estabelecimento – aços de alta resistência para a construção de estruturas e metais não ferrosos.


 

Imagem: Canva.com


 

Leia também:

 

“Máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

 

Sistema de inspeção contínua detecta inclusões em chapas metálicas

 

#Açovisa #MobilidadeElétrica #Aços #CCM



Mais Notícias MM



Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Fabricante de guindastes fecha o ano com 76% de crescimento

Processadora de chapas, a gaúcha MS alcançou este ano um crescimento de 76% e anunciou o investimento em um novo equipamento de corte a laser de fibra.

08/12/2025


Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas

A Abraciclo revisou suas projeções de desempenho para 2025, tendo como produtos mais consumidos as motocicletas de baixa cilindrada e as bicicletas elétricas, cuja produção já registra crescimento de 144,8% em relação a 2024.

24/11/2025