A empresa alemã Coperion, com filial brasileira em São Paulo (SP), divulgou a nova versão de seu alimentador lateral para extrusoras, chamada ZS-B MEGAfeed.

Nova versão de alimentador para extrusoras é divulgada por empresa europeia
 

O equipamento, mostrado na imagem ao lado, é indicado para o processamento de grânulos plásticos reciclados com tamanho muito pequeno, assim como resíduos pós-industrial/pós-consumo, e/ou fibras, de poliamida (PA), polietileno (PE), polipropileno (PP) e PET, com densidade inferior a 200 kg/m³, por exemplo.


 

A companhia informou que um dos motivos que levaram ao desenvolvimento do alimentador é a dificuldade de se reciclar grânulos plásticos com tamanho muito reduzido, o que resulta em inviabilidade econômica, em muitos casos. Estes fatores são comumente mencionados por fabricantes de resinas recicladas.


 

Em comunicado à imprensa, foi divulgado que o uso da nova versão do alimentador levou ao aumento do rendimento de alimentação de uma extrusora ZSK, saindo de 70 kg/h, usando equipamento convencional, para 1.000 kg/h, com o ZS-B MEGAfeed. Ainda de acordo com a empresa, neste caso, foram processadas fibras de PA com densidade aparente de ~40-50 kg/m3.


 

Além disso, ao processar grânulos obtidos pela reciclagem de filmes multicamadas, a companhia obteve aumento do rendimento de 50 para 700 kg/h e de 80 para 1.300 kg/h. Marina Matta, líder do departamento de plásticos de engenharia e de tecnologia de processos da Coperion, comentou que o novo alimentador “desempenhará um papel pioneiro na reciclagem de plásticos, em particular, no caso de fibras plásticas que estarão disponíveis em quantidades cada vez maiores”.


 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-2740 ou no site da empresa.


 

 

Imagem: Coperion

 

 

Mais notícias do ramo:

 

Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

 

Desafios da atualidade estarão em pauta na K 2022

 

#Coperion #Alimentador #Extrusoras #PI

 

 

 



Mais Notícias MM



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025