A Iochpe-Maxion, fabricante de rodas e fornecedora de componentes estruturais como chassis e longarinas para veículos leves, estabeleceu o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040. A meta, denominada “Roadmap Zero”, estabelece bases para o desenvolvimento sustentável entre os líderes da cadeia automotiva.

 

Entre os elementos-chave do programa está a intenção da Maxion de participar da iniciativa de responsabilidade social do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), tornando-se signatária do documento. A empresa se compromete a assumir um papel de liderança no desenvolvimento de cadeias de suprimentos no setor de mobilidade sustentável, apoiando esse compromisso com ações concretas. “Estamos removendo as emissões de CO2 de nossos processos de produção e desenvolvendo produtos leves e eficientes. Nosso objetivo é remover as emissões do ciclo de vida desses componentes-chave sem créditos de compensação”, informou Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion.

 

O Roadmap Zero abrange todo o ciclo de vida dos produtos da empresa, desde a aquisição de materiais até o projeto e fabricação de seus produtos. Estão sendo desenvolvidos processos e estratégias de compras que aumentam o uso de materiais secundários reciclados, bem como aço verde e alumínio produzidos com energia limpa. Empresas parceiras e fornecedores também estão sendo incentivados a assumir compromissos igualmente ambiciosos.

As inovações no design de produto também apoiam os avanços na mobilidade elétrica e no transporte sustentável, com componentes estruturais leves e rodas aerodinâmicas, visando reduzir a pegada de carbono.


Foto: IochpeMaxion

 

Leia também:

Aquisição dá origem a uma gigante brasileira do setor de metalurgia

Vantagens da produção de aço a partir de sucata metálica



 

#IochpeMaxion #sustentabilidade



Mais Notícias MM



Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Fabricante de guindastes fecha o ano com 76% de crescimento

Processadora de chapas, a gaúcha MS alcançou este ano um crescimento de 76% e anunciou o investimento em um novo equipamento de corte a laser de fibra.

08/12/2025


Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas

A Abraciclo revisou suas projeções de desempenho para 2025, tendo como produtos mais consumidos as motocicletas de baixa cilindrada e as bicicletas elétricas, cuja produção já registra crescimento de 144,8% em relação a 2024.

24/11/2025