A Iochpe-Maxion, fabricante de rodas e fornecedora de componentes estruturais como chassis e longarinas para veículos leves, estabeleceu o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040. A meta, denominada “Roadmap Zero”, estabelece bases para o desenvolvimento sustentável entre os líderes da cadeia automotiva.

 

Entre os elementos-chave do programa está a intenção da Maxion de participar da iniciativa de responsabilidade social do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), tornando-se signatária do documento. A empresa se compromete a assumir um papel de liderança no desenvolvimento de cadeias de suprimentos no setor de mobilidade sustentável, apoiando esse compromisso com ações concretas. “Estamos removendo as emissões de CO2 de nossos processos de produção e desenvolvendo produtos leves e eficientes. Nosso objetivo é remover as emissões do ciclo de vida desses componentes-chave sem créditos de compensação”, informou Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion.

 

O Roadmap Zero abrange todo o ciclo de vida dos produtos da empresa, desde a aquisição de materiais até o projeto e fabricação de seus produtos. Estão sendo desenvolvidos processos e estratégias de compras que aumentam o uso de materiais secundários reciclados, bem como aço verde e alumínio produzidos com energia limpa. Empresas parceiras e fornecedores também estão sendo incentivados a assumir compromissos igualmente ambiciosos.

As inovações no design de produto também apoiam os avanços na mobilidade elétrica e no transporte sustentável, com componentes estruturais leves e rodas aerodinâmicas, visando reduzir a pegada de carbono.



 

Leia também:

Aquisição dá origem a uma gigante brasileira do setor de metalurgia

Vantagens da produção de aço a partir de sucata metálica



 

#IochpeMaxion #sustentabilidade



Mais Notícias MM



Netzsch inaugura nova fábrica de bombas no Brasil

Fabricante alemã de bombas de fuso escolheu a cidade de Pomerode (SC) para sediar sua nova fábrica em território brasileiro, optando por um modelo híbrido em relação às operações de usinagem.

01/04/2024


MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

Os atuais planos da MWM incluem atender à demanda de setores consumidores de propulsores para veículos fora de estrada, implementos agrícolas, máquinas para geração de energia e para o setor marítimo. Assim, a empresa ampliou o seu portfólio de peças para motores a diesel e está também participando de um projeto de atualização do motor do veículo militar Cascavel, do Exército Brasileiro. Novos equipamentos de usinagem e fundição deverão ser adquiridos.

07/03/2024


Haimer passa a distribuir sistemas de gerenciamento de ferramentas de usinagem

A fabricante alemã de porta-ferramentas adquiriu participação na desenvolvedora de software de controle e inventário de ferramentas Wintool.

04/03/2024