A Marble Indústria (Lages, SC) fornece máquinas de corte de metais que fazem seções circulares em chapas. Uma delas é a tesoura rotativa circular TC-1216/5 (foto), a qual é indicada para o corte de aço-carbono, alumínio, cobre, latão, além de outros.

Ela é dotada de ferramentas de corte cujo diâmetro é de 100 mm, apresentando velocidade de trabalho de 30 m/min, e conta com sistema de lubrificação de faca automático. A pressão de trabalho das ferramentas é de 80 bar, e o equipamento opera com tensão elétrica de aproximadamente 380 V.
Sobre as características das chapas que a máquina pode processar, a empresa forneceu as seguintes informações: a espessura máxima que pode cortar é de 5 mm; diâmetro máximo de corte em chapas com formato quadrado é de 1.250 mm; diâmetro máximo de corte em chapas com formato octogonal é de 1.650 mm; e diâmetro mínimo de corte de 200 mm.
O modelo também é dotado de dispositivo pneumático que tem a função de centralizar a chapa a ser cortada, sistema de fixação e de pressão de corte hidráulico, e pedal de acionamento.
Imagem: Marble Indústria
Leia também:
Aproveitamento de chapas em diferentes processos de fabricação
Produção de veículos de duas rodas deve crescer em 2022 e demandar mais componentes metálicos
#CorteeConformaçãodeMetais #Produtos #TesouraRotativaCircular
Mais Notícias MM
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025
Empresa dos Estados Unidos comercializa no Brasil um equipamento para guardar ferramentas.
04/12/2025
Novo recurso do sistema TeamViewer foi desenvolvido para atender a demanda industrial de tecnologia operacional (TO) com mais segurança de dados.
24/11/2025