A demanda por peças fundidas cada vez maiores e mais complexas vem crescendo na indústria automotiva. Ao identificar essa tendência, a fabricante Bühler trabalhou em parceria com os seus principais clientes no segmento para encarar esse desafio e chegou ao desenvolvimento de dois novos modelos de máquinas de fundição sob pressão: Carat 840 e Carat 920 – maiores máquinas fabricadas pela empresa, elas têm o tamanho de uma casa, com 8 metros de altura, e ocupam cerca de 100 metros quadrados.

Os novos modelos têm forças de fechamento de até 92.000 quilonewton (kN), atualmente as maiores oferecidas pela Bühler. “A Carat 920 é capaz de injetar mais de 200 quilogramas de alumínio líquido em uma matriz em milissegundos, mantendo assim a matriz firmemente ao aplicar uma força de 92.000 kN a ela. Imagine travar a matriz com as 9.000 toneladas da torre Eiffel a cada injeção”, explica Michael Cinelli, gerente de produto de fundição sob pressão da Bühler.

O design das novas máquinas foi pensado para a produção de peças complexas e de paredes finas que requerem uma unidade de injeção potente e precisa, além de uma aplicação homogênea da força de travamento. Para isso, a série Carat de duas placas conta com um projeto patenteado por meio do qual a força aplicada na placa se distribui homogeneamente para impedir a deflexão. Por meio de um controle em tempo real, a unidade de injeção, em combinação com o sistema de controle DataView, garante a repetibilidade da operação.

Mais informações sobre os novos modelos podem ser obtidas aqui.

 

#buhler #fundicao #injecao #injecaoaluminio #industriaautomotiva #grandeporte #fundicaosobpressao

 



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025