Dados coletados pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) mostram que a indústria brasileira continua se recuperando das perdas sofridas por causa da pandemia do coronavírus. No mês de setembro, o setor obteve um aumento de 9,1% nas receitas em relação a igual período do ano passado, graças ao desempenho positivo no mercado doméstico (8,5%) e externo (46,9%). 

Ao longo dos sete meses de 2021, o crescimento apresentado foi de impressionantes 29,5%, com destaque para os setores de logística e construção civil (59,9%), agricultura (35,9%)  e indústria de transformação (34,8%). O único segmento que piorou os seus resultados foi o máquinas para petróleo e energia renovável (-39,4%).

No comparativo mensal, a receita líquida do segmento caiu 4,8% em relação a agosto deste ano. Para a ABIMAQ, o número ruim é reflexo das baixas registradas tanto no mercado interno quanto nas exportações. Embora esta tendência deva permanecer nos próximos meses, de acordo com a associação, o acumulado do ano terá uma alta superior a 20%.

Em relação à capacidade instalada, houve queda de 0,1% em setembro, resultando em um total de 83,7% na indústria brasileira. A carteira de pedidos, porém, subiu 4,6%, (22,1% a mais do que em setembro do ano passado), principalmente na infraestrutura e indústria de base, que elevou o índice de atendimento de 18,1 para 29 semanas. Já o nível de emprego registrou baixa de 0,5% – fim da série de 14 altas mensais consecutivas – com 363,71 mil postos de trabalho, número 11,8% maior do que o registrado em dezembro de 2020.

 

#industria #maquinas #ferramentas #abimaq #economia #usinagem 

 



Mais Notícias MM



Célula robotizada dá acabamento a peças usinadas

Empresa brasileira desenvolveu um equipamento que executa o lixamento de peças metálicas submetidas à usinagem. Sua configuração pode ser feita conforme a necessidade de cada cliente.

26/06/2022


Fábrica de peças para veículos pesados agora em Campinas

Fornecedora de implementos rodoviários do Sul iniciou atividades em nova filial.

22/06/2022


Tornos brasileiros conquistam mercado internacional

Fabricante brasileira de tornos vive momento exportador e lança novos modelos de máquinas.

17/05/2022