A Honda inaugurou em outubro a sua nova fábrica de motores, localizada na cidade de Manaus (AM), considerado o complexo industrial mais verticalizado em produção de motos dentre todas as filiais da empresa ao redor do mundo. Realizado graças a um aporte de R$ 500 milhões, a novidade consiste na conclusão de uma etapa do processo de modernização da unidade amazônica.

A reformulação também incluiu a finalização do processo de melhorias na linha de montagem onde são confeccionadas as motos CG 160, NXR 160 Bros, XRE 190 e CRF 250F. As modificações envolveram a renovação de equipamentos e a recolocação das unidades de produção, com o remanejamento de funcionários. Além disso, os ambientes foram modernizados para proporcionar mais conforto e ergonomia ao trabalho da mão de obra, ao mesmo tempo em que o uso de água de chuva e luz natural foi intensificado com o intuito de melhorar a eficiência ecológica da operação. 

Como resultado destas mudanças, todos os processos intrínsecos à fabricação de motores (fundição, usinagem, pintura de alumínio e montagem) passaram a ser feitos em um único espaço. O objetivo, segundo a montadora, é melhorar a eficiência logística e preparar a fábrica para processos produtivos mais desenvolvidos no futuro. Para saber mais a respeito da nova fábrica da Honda, acesse o site oficial ou o Facebook brasileiro da empresa.

 

#usinagem #industria #automotiva #honda #moto 



Mais Notícias MM



Atividades industriais tiveram desempenho estável em 2025

Dados da CNI sobre o faturamento da indústria em 2025 apontam queda no mês de dezembro e uma ligeira variação positiva em relação a 2024, o que configura estabilidade. Cautela nos investimentos em 2026 pode ser uma consequência deste quadro.

11/02/2026


Chinalco e Rio Tinto compram a CBA da Votorantim

A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.

02/02/2026


Indústria de máquinas fechou 2025 vendendo mais

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

02/02/2026