No dia 4 de maio será realizado por meio de uma plataforma digital o seminário “Fabricação emergencial através de impressão 3D: a luta contra o Covid-19”. Ele contará com apresentações nas quais serão tratados alguns temas relacionados às iniciativas que vêm sendo realizadas pelo segmento de manufatura aditiva para combater a disseminação do coronavírus, incluindo a utilização de materiais poliméricos na fabricação de peças para equipamentos hospitalares e para proteção individual.
Está prevista uma programação na qual serão abordados os seguintes tópicos: fabricação de itens críticos e em falta como, por exemplo, válvulas para respiradores pulmonares; confecção de hastes para instrumentos destinados à coleta de secreção nasofaríngea e/ou orofaríngea para testes rápidos de detecção da Covid-19; reconfiguração de espaços fabris direcionados à produção de bastonetes feitos por impressão 3D para atender à demanda de laboratórios e hospitais que realizam a coleta e testes de materiais genéticos, tendo como exemplo o trabalho realizado pela Formlabs; e projetos de otimização da confecção de peças plásticas iniciados a partir da formação de parcerias entre instituições de pesquisa, ensino e órgãos da área da saúde.
A inscrição pode ser feita gratuitamente aqui e o início do webinar está previsto para as 17 h. A 3D Criar é responsável pela organização do evento.
Foto: 3D Criar
Conteúdo relacionado:
Instituições de engenharia em combate ao coronavírus
#Impressao3Dnocombateaocoronavirus #Webinargratuito #Plásticos #Covid-19
Mais Notícias MM
Consórcio vai promover o desenvolvimento de biopolímeros para a fabricação de embalagens com ativação contra microrganismos.
25/10/2022
Pesquisadores de universidade irlandesa desenvolveram um filme plástico fino e flexível cuja capacidade de autoesterilização é ativada pela luz.
13/09/2022
Empresas do ramo de filmes plásticos e de laminados sintéticos se unem para produzir embalagens para o ramo farmacêutico.
09/08/2022