Foi lançada durante a Mercopar 2021, Feira de Inovação Industrial, realizada em Caxias do Sul (RS), uma linha especial de crédito exclusiva para apoiar projetos relacionados ao grafeno. A ação resultou de uma parceria entre as instituições financeiras Sicredi Pioneira e Sicredi CooperUCS, e vai financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo o material.

 

 

Para a concessão de crédito, o projeto precisa ter sua viabilidade aprovada pela UCSGraphene, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

A Linha de Investimento em Grafeno oferece crédito financeiro a uma taxa de 0,29% ao mês + CDI, e o empréstimo pode ser quitado em até 60 meses, sendo 12 de carência para o pagamento da primeira parcela. Para ter acesso aos valores, o proponente precisa ser associado a uma das duas cooperativas ou atuar em uma das 21 cidades da área de abrangência da Sicredi Pioneira.

 

Considerado o material do futuro até alguns anos atrás, o grafeno é hoje um insumo praticamente consolidado e disponível para testes em diferentes aplicações, sobretudo no desenvolvimento de compósitos poliméricos, que podem adquirir um pouco das suas excepcionais propriedades térmicas, mecânicas e elétricas a partir da adição de pequenas frações.

 

O evento de lançamento da linha de crédito, durante a abertura da Mercopar, contou com a participação do reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava. Em um painel, o coordenador da UCSGraphene, Diego Piazza, explicou o funcionamento da planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e mostrou alguns dos produtos que já estão em desenvolvimento na unidade.

 

Imagem: CoolVid/Pixabay


 

Conteúdo relacionado:

Grafeno estará em discussão no início de novembro

Masterbatch com nanotubos de carbono disponível no mercado brasileiro

 

#UCSraphene #grafeno



Mais Notícias MM



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Nova feira de embalagens industriais acontece em 2026

A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.

11/12/2025


Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial

A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.

11/12/2025