O robô colaborativo (cobot) HC10, da empresa Yaskawa Motoman, é mais uma opção disponível no mercado brasileiro de equipamentos industriais. Lançado no ano passado, o equipamento possui seis eixos, carga útil de 10 kg e alcance de 1.200 mm, além de um braço com geometria projetada para evitar pontos de esmagamento e que pode ser dirigido manualmente por um operador. De acordo com o fabricante, a máquina pode ser doutrinada para a execução de tarefas específicas pelo método tradicional e também com o uso da tecnologia easy teaching, presente no sistema YRC1000, que controla as suas atividades.

Outro modelo de cobot lançado nacionalmente pela companhia no ano passado é o HC20XP, com seis eixos, capacidade de 20 kg e alcance de 1.700 mm tanto na horizontal quanto na vertical. O equipamento pode ser utilizado em conjunto com os controladores YRC1000 e YRC1000micro e oferece quatro modos de operação colaborativa..

Os robôs HC10 e HC230XP contam com dois recursos adicionais de segurança. Um deles é o grau de proteção IP67, que permite o uso das máquinas em locais onde existir contato com a água. Também possuem a tecnologia de limite de potência e força (PFL) que paralisa a atividade em caso de contato com um operador, o que desobriga a empresa a criar barreiras de separação entre as máquinas e os funcionários conforme a avaliação de riscos. Para mais informações, a Yaskawa pode ser contactada pelo telefone (11) 2585-1100 ou na internet, clicando aqui.

 

#robo #robotica #cobot #mecanica #usinagem #yaskawa #hc10 #hc20xp #automacaoindustrial 



Mais Notícias MM



Gühring tem nova fresa para desbaste intensivo

Empresa da Alemanha com subsidiária no interior de SP ampliou o seu portfólio de produtos no Brasil.

19/01/2026


Envio de trabalhos à ABM Week 2026 começa em fevereiro

A ABM divulgou o prazo para submissão de trabalhos técnicos que poderão ser apresentados na ABM Week 10, que acontece em SP.

19/01/2026


Acrilys investe em construção de moldes e otimização da produção

A empresa gaúcha está intensificando a otimização de processos produtivos que envolvem a fabricação de moldes para injeção de plásticos. Planos incluem investimentos na matrizaria própria.

23/01/2026