O robô colaborativo (cobot) HC10, da empresa Yaskawa Motoman, é mais uma opção disponível no mercado brasileiro de equipamentos industriais. Lançado no ano passado, o equipamento possui seis eixos, carga útil de 10 kg e alcance de 1.200 mm, além de um braço com geometria projetada para evitar pontos de esmagamento e que pode ser dirigido manualmente por um operador. De acordo com o fabricante, a máquina pode ser doutrinada para a execução de tarefas específicas pelo método tradicional e também com o uso da tecnologia easy teaching, presente no sistema YRC1000, que controla as suas atividades.

Outro modelo de cobot lançado nacionalmente pela companhia no ano passado é o HC20XP, com seis eixos, capacidade de 20 kg e alcance de 1.700 mm tanto na horizontal quanto na vertical. O equipamento pode ser utilizado em conjunto com os controladores YRC1000 e YRC1000micro e oferece quatro modos de operação colaborativa..

Os robôs HC10 e HC230XP contam com dois recursos adicionais de segurança. Um deles é o grau de proteção IP67, que permite o uso das máquinas em locais onde existir contato com a água. Também possuem a tecnologia de limite de potência e força (PFL) que paralisa a atividade em caso de contato com um operador, o que desobriga a empresa a criar barreiras de separação entre as máquinas e os funcionários conforme a avaliação de riscos. Para mais informações, a Yaskawa pode ser contactada pelo telefone (11) 2585-1100 ou na internet, clicando aqui.

 

#robo #robotica #cobot #mecanica #usinagem #yaskawa #hc10 #hc20xp #automacaoindustrial 



Mais Notícias MM



Tornos CNC para o mercado brasileiro

Equipamentos para usinagem em dois eixos são indicados para a fabricação de lotes específicos e prestação de serviços.

27/06/2022


Célula robotizada dá acabamento a peças usinadas

Empresa brasileira desenvolveu um equipamento que executa o lixamento de peças metálicas submetidas à usinagem. Sua configuração pode ser feita conforme a necessidade de cada cliente.

26/06/2022


Filtros de névoa para o ramo de usinagem

Equipamentos fabricados por empresa brasileira são indicados para trabalhos com tornos, fresadoras, entre outros.

23/06/2022