A empresa sueca SSAB está colhendo os frutos de um trabalho que pode revolucionar a indústria de matérias-primas de alta resistência: o desenvolvimento de um aço 100% livre de combustíveis fósseis, sem uso de carvão ou coque. De acordo com a companhia, o primeiro exemplar do gênero foi laminado no mês de julho e entregue ao Grupo Volvo, um de seus clientes. 

A conquista representou um passo importante para o êxito do projeto HYBRIT (Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology - em português, “Tecnologia Inovadora de Produção de Aço com Hidrogênio”), parceria da SSAB com as estatais LKAB e Vattenfall criada em 2016. O plano de trabalho inclui a conversão dos fornos tradicionais para elétricos a arco até 2025, permitindo a industrialização desta tecnologia já no ano seguinte para a produção de aço e ferro. 

Os primeiros metais a serem desenvolvidos por meio da técnica ecologicamente correta são os aços Strenx e Hardox. De acordo com a empresa, os materiais serão idênticos aos tradicionais, sem alterações de composição química ou quaisquer outras propriedades. Quando a técnica estiver plenamente implementada, o especialistas da companhia estimam ser possível reduzir as emissões totais de dióxido de carbono em aproximadamente 10% na Suécia e 7% na Finlândia. 

 

#ecologia #usinagem #aço #ferro #combustivel #tecnologia #ssab



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Peças e ferramentas em metal duro serão impressas em 3D

Sandvik desenvolve metal em pó e processo proprietário para a impressão de componentes em metal duro.

06/03/2023


Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?

Gestor do ramo de aços comenta sobre o investimento na implantação de laboratórios de análises de metais dentro de indústrias do setor metalmecânico.

06/03/2023