A empresa italiana Crippa está divulgando o lançamento do sistema de medição tridimensional Easygauge, que permite aferir o tamanho de objetos variados utilizados na usinagem (blocos, placas, perfis e outros) em sistema contactless, ou seja, sem nenhum tipo de contato. De acordo com o fabricante, o novo produto é capaz de criar e controlar automaticamente imagens digitais ultradefinidas do material enquadrado com precisão na casa dos centésimos, comparando-se a um projetor óptico, com repetibilidade de ±5µm. 

O manual de instruções prevê que os valores medidos com o equipamento são memorizados com um único clique, além de reelaborados e analisados para o cálculo automático das principais estatísticas (Cp e CpK, por exemplo) se necessário. Os resultados são disponibilizados em dois formatos de arquivos: .ACCDB e .CSV. O sistema também possui a função de autorreconhecimento das peças: quando a amostra é enquadrada, o respectivo programa de medição é inicializado, diminuindo tempo e trabalho.

O Easygauge Crippa pode ser utilizado sozinho ou integrado a outras células de trabalho. Não possui sofware de impressão de dados nem de medição. É vendido em dois modelos, com diferentes campos de visão: 42 x 34 mm ou 96 x 96 mm. Mais informações a respeito do produto podem ser encontradas clicando aqui

 

#medicaotridimensional #metrologia #crippa #easygauge #usinagem #contacless



Mais Notícias MM



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

03/11/2025


Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

03/11/2025


Fabricante paranaense de ferramentas de usinagem investe em otimização de processos

O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.

21/10/2025