Aos poucos, a indústria 4.0 começa a se tornar realidade no mercado brasileiro, em parte resultado de iniciativas planejadas em conjunto por governo e entes privados. Criado pela Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública de fomento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), o Programa Finep 2030 Empresarial - Mobilidade e Logística aprovou um projeto da fabricante de componentes eletrônicos Rudolph Usinados que pretende conectar equipamentos por meio de inteligência artificial.

Com o prazo estimado de 19 meses para ser concluído e investimentos de R$ 3,1 milhões a serem divididos entre subsídios da Finep e gastos realizados pela empresa, o projeto visa digitalizar todos os processos de fabricação da Rudolph, do recebimento da matéria-prima à recepção, eliminando documentos físicos e apontamentos manuais. Na primeira fase, as informações dos processos serão coletados de forma automatizada por meio de conexão entre 120 equipamentos. O princípio da Indústria 4.0 também já foi o eixo de um projeto em parceria com a Bosch, nos últimos três anos.

O projeto será desenvolvido com parceiros que apoiarão a conexão do chão de fábrica à gestão pelo MES (Manufacturing Execution System), o desenvolvimento do sistema de inteligência artificial e a integração da solução com as plataformas de gestão e planejamento avançado de produção. Quando em funcionamento, o sistema irá emitir relatórios em tempo real, realizando análises avançadas sobre cada etapa de fabricação. A expectativa da empresa sediada na cidade de Timbó, em Santa Catarina, é que o projeto possa otimizar a sincronização e o balanceamento da produção, melhorando a gestão do estoque e o atendimento ao cliente.

#industria #industria4.0 #usinagem #gestao #projeto #ciencia #tecnologia #ia #inteligenciaartificial #MES #ManufaturingExecutionSystem



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Curso de torneiro mecânico segue com inscrições abertas

O Senai Roberto Simonsen vai realizar um curso sobre operações em torno mecânico convencional, com formato presencial.

01/04/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024