A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançou recentemente um novo portal chamado “Feito para Circular”, um site voltado especialmente aos assuntos da economia circular dos materiais plásticos, que funcionará como mecanismo de divulgação, fórum online e agregador de notícias.
O objetivo do site é ter debates a respeito do tema e proporcionar “portas abertas” às empresas, mídias, formadores de opinião, poder público, e a todos os interessados que queiram participar. A ideia é ser uma iniciativa de ampliação do debate em torno da economia circular, tema que está entre as prioridades da associação.
Para o presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho, o portal surge com um caráter colaborativo e integrativo, da própria concepção da economia circular, agregando e fazendo convergir diversas vozes em prol da construção da circularidade do plástico no Brasil. “O lançamento do portal tem o objetivo de reforçar as ações da Abiplast em torno da economia circular. Mas queremos ir além, fomentando novas iniciativas e parcerias, divulgando informações atuais e, claro, abrindo espaço a todos os interessados em discutir o novo modelo de economia”, concluiu Roriz.
O portal recém-lançado possui um manifesto da Abiplast destacando que chegou o momento de implementar o conceito de economia circular na prática no País. Um vídeo sobre o portal pode ser visto, a seguir.
De acordo com informações divulgadas pela associação, além do novo portal, a Abiplast firmou duas parcerias relacionadas à sustentabilidade dos plásticos. Ao lado da Fundação Ellen MacArthur, divulgando o Circulytics – uma ferramenta gratuita que apoia a transição de uma empresa para a economia circular, independentemente do setor, complexidade ou porte – e com o Movimento Circular, uma comunidade que tem por objetivo promover educação sobre economia circular e reúne empresas, escolas, entidades e pessoas empenhadas em não deixar nada virar lixo. A iniciativa é coordenada pela Atina Educação.
(Foto: Abiplast)
#economiacircular #feitoparacircular #plastico #abiplast
Mais Notícias MM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025