O mercado brasileiro recebeu recentemente mais uma opção de ferramenta de alta precisão para a confecção de furos em fixadores aeroespaciais: o sistema modular de furação e escareamento HiPACS, da empresa Kennametal. O equipamento tem como principal característica a necessidade de uma única operação para furar e chanfrar furos, mantendo as tolerâncias para fixadores exigidas na usinagem de revestimentos de aeronaves de compósitos, titânio e alumínio.

Ao permitir a indexação independente da broca e da pastilha de chanframento, o HiPACS proporciona uma entrega rápida com baixo custo por furo, de acordo com o fabricante. É composto por uma pinça de redução com alojamento de alta precisão, uma broca de metal duro padrão (com revestimento diamantado ou pontas de PCD) e uma pastilha de escareamento em PCD, que promete eliminar a necessidade de utilização de brocas escalonadas sob encomenda. 

Indicado para diversas aplicações de furação e escareamento, o sistema funciona com qualquer mandril hidráulico padrão e em todos os equipamentos normalmente utilizados para aplicações aeroespaciais. Além disso, possui interface padrão na indústria e pode ser usado em todos os tipos de máquinas CNC. Para mais informações sobre o produto, é preciso acessar o site oficial da Kennametal: www.kennametal.com.

#furacao #kennametal #sistema #furo #escareamento #usinagem #aeroespacial



Mais Notícias MM



Usinagem é destaque nos cursos gratuitos do SENAI

A Escola SENAI Roberto Mange oferece cursos com formato presencial e com mais de mil horas de duração. Há cursos sobre usinagens especiais e de fabricação de peças para o setor aeroespacial.

08/09/2025


CNC da Mitsubishi Electric passa a contar com novos recursos

A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.

08/09/2025


Livro aborda a “engenharia mental” e seus conceitos e aplicações

O escopo da publicação inclui a gestão de projetos e engenharia, além de outros temas da indústria de manufatura como orçamento e riscos.

21/08/2025