Um dos principais especialistas na fabricação de moldes para injeção de termoplásticos, o grupo Erofio, de Portugal, foi escolhido pela GE Additive para testar sua máquina de impressão a laser M Line. O modelo, que estará disponível para o mercado ainda este ano, foi usado para imprimir o núcleo de um molde em aço-ferramenta M300, para trabalho a quente. Como principais características, ele possui mais de oito canais de resfriamento internos, conformados de forma independente, estendendo-se por oito metros de comprimento e entre cinco a oito milímetros de diâmetro. Com o suporte remoto da GE Additive de Lichtenfels, Alemanha, a peça foi impressa com sucesso em sua primeira tentativa, durante um período de seis dias, no último mês de maio.

A divulgação feita pela GE Additive – divisão da GE voltada para a manufatura aditiva – ressalta que foram necessários apenas três meses desde a instalação da máquina até a primeira impressão. Ainda segundo a empresa, além dos benefícios da liberdade geométrica no projeto de canais internos, o uso de manufatura aditiva reduziu os requisitos de acabamento em 90%. Outra vantagem identificada, quando comparada aos processos convencionais de fabricação, foi a redução do tempo total de fabricação – do pó à montagem do molde – em 30%.

A equipe de fabricação aditiva, liderada por Luís Santos, já era usuária da tecnologia desenvolvida pela GE Additive, especificamente do sistema Concept Laser M2. Por esta razão, optaram por um parâmetro existente – já desenvolvido para o Concept Laser M2 Series 5 – e fizeram apenas alterações mínimas para adaptá-lo ao sistema M Line.

Legenda: Visualização 3D interna do núcleo a ser impresso, mostrando os oito canais de resfriamento independentes

Legenda: Máquina imprimindo uma camada do núcleo do molde

 

#manufaturaaditiva #MA #3Dprinting #impressao3D #additivemanufacturing #moldes #moldesematrizes #injectmoulding #moldcooling  #resfriamentodemoldes



Mais Notícias MM



Sistema de segurança para pontes rolantes chega ao mercado

A Tecnomira lançou equipamentos para segurança em operações com pontes rolantes que são fornecidos em kits.

08/06/2026


Iniciativa promove parcerias entre empresas de usinagem

A plataforma industrial “T4F - Tool for Future” vai receber cadastros de empresas do setor de usinagem com o objetivo de promover a realização de trabalhos conjuntos.

08/06/2026


Curso do SENAI Campinas terá manutenção de equipamentos como tema

Treinamento presencial em manutenção de equipamentos industriais com mais de 200 horas começa em junho.

25/05/2026