Um dos principais especialistas na fabricação de moldes para injeção de termoplásticos, o grupo Erofio, de Portugal, foi escolhido pela GE Additive para testar sua máquina de impressão a laser M Line. O modelo, que estará disponível para o mercado ainda este ano, foi usado para imprimir o núcleo de um molde em aço-ferramenta M300, para trabalho a quente. Como principais características, ele possui mais de oito canais de resfriamento internos, conformados de forma independente, estendendo-se por oito metros de comprimento e entre cinco a oito milímetros de diâmetro. Com o suporte remoto da GE Additive de Lichtenfels, Alemanha, a peça foi impressa com sucesso em sua primeira tentativa, durante um período de seis dias, no último mês de maio.

A divulgação feita pela GE Additive – divisão da GE voltada para a manufatura aditiva – ressalta que foram necessários apenas três meses desde a instalação da máquina até a primeira impressão. Ainda segundo a empresa, além dos benefícios da liberdade geométrica no projeto de canais internos, o uso de manufatura aditiva reduziu os requisitos de acabamento em 90%. Outra vantagem identificada, quando comparada aos processos convencionais de fabricação, foi a redução do tempo total de fabricação – do pó à montagem do molde – em 30%.

A equipe de fabricação aditiva, liderada por Luís Santos, já era usuária da tecnologia desenvolvida pela GE Additive, especificamente do sistema Concept Laser M2. Por esta razão, optaram por um parâmetro existente – já desenvolvido para o Concept Laser M2 Series 5 – e fizeram apenas alterações mínimas para adaptá-lo ao sistema M Line.

Legenda: Visualização 3D interna do núcleo a ser impresso, mostrando os oito canais de resfriamento independentes

Legenda: Máquina imprimindo uma camada do núcleo do molde

 

#manufaturaaditiva #MA #3Dprinting #impressao3D #additivemanufacturing #moldes #moldesematrizes #injectmoulding #moldcooling  #resfriamentodemoldes



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024