Boas notícias para a indústria de máquinas surgem na Espanha, décimo maior fabricante e exportador de máquinas-ferramentas do mundo: neste ano, a tendência é de que os números de mercado sejam muito superiores aos apresentados no ano passado, que foram impactados em função da pandemia do coronavírus. Para a AFM Cluster (Associação Espanhola de Fabricantes de Máquinas-Ferramentas, Acessórios, Peças e Equipamentos), a previsão de crescimento das vendas para 2021 pode atingir uma taxa entre 12% e 15%.

De acordo com a associação, a recuperação começou no último trimestre de 2020 e tem permanecido constante nos primeiros meses deste ano. Outros fatores que devem contribuir para o aquecimento do mercado são a reativação da economia nos EUA por conta de medidas implantadas pelo governo Joe Biden, a alta na procura entre os chineses por equipamentos de usinagem e as projeções positivas para o mercado na Europa no próximo semestre, impulsionadas pelo avanço na vacinação contra a covid-19.

Em relação ao ano passado, os negócios foram 19,65% menores do que em relação a 2019 (1,32 milhões de euros ante 1,65 milhões de euros), índice que está de acordo com a queda mundial observada no setor, que foi de 19,18%. No país europeu, a área que mais sofreu perdas foi a de metalurgia, com uma diminuição de 21,82%. Reduções significativas também ocorreram nos departamentos de equipamentos de cortes de metal (18,68%), ferramentas e componentes (15%), outras máquinas (17,72%) e acessórios (52,76%).

Já as exportações caíram 22,25% em função das restrições de viagens e transporte provocadas pela epidemia do Covid-19, atingindo 1 milhão de euros, o equivalente a 76% da produção total. No que diz respeito a vendas domésticas, a queda foi de 13,41%. As encomendas de produtos foram 23,5% menores em 2020, mas os números melhoraram a partir do mês de outubro e continuaram bons no primeiro semestre deste ano: por este motivo, a previsão é de uma alta de cerca de impressionantes 25% até dezembro.

#maquinas-ferramenta #maquinasdeusinagem #usinagem #espanha #mercado



Mais Notícias MM



Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024


ROMI comemora o sucesso da sua divisão de locação de máquinas

A fabricante de centros de usinagem conquistou mais mercado ao oferecer planos de locação de equipamentos de última geração a partir de R$ 30 a hora/máquina.

18/03/2024


Retificadora, agora em modelo modular

A Junker desenvolveu um equipamento modular para retificação de peças usinadas que pode operar com o auxílio de robôs e sistemas automatizados.

19/02/2024