A plataforma de automatização de processos produtivos MES 4.0 agora está disponível no mercado nacional em razão de um acordo firmado entre a Cantier Systems, empresa de desenvolvimento com sede em Cingapura, e a distribuidora local para a indústria 4.0 Industrial IoT Solutions. Firmado no mês de abril, o acerto possibilita a comercialização do sistema para o Brasil e os demais países da América Latina. 

De acordo com o fabricante, o Cantier MES 4.0 diferencia-se de produtos similares ao promover a incorporação das tecnologias IIoT, IA, Machine Learning e Big Data Analytics ao sistema, que permite automatizar processos até então realizados por atividade humana, como a definição da ordem de produção e a verificação de motivos para eventuais paradas. Também detém funcionalidades e sistemas de manutenção capazes de gerar uma ordem e controlar as equipes responsáveis por ela, entre outras vantagens.

Com o lançamento da plataforma, a Industrial IoT Solutions planeja atender a um mercado que tende a ser cada vez maior, ao menos no Brasil: segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), somente 19% das indústrias nacionais fazem uso de sistemas MES, mas este número pode chegar a 49% no futuro próximo por diversos fatores. Um deles é a pandemia do coronavírus, que forçou as empresas a reduzir o número de funcionários no chão de fábrica, dificuldade a ser minimizada com o uso da automação.

#MES #GerenciamentoDaProducao #usinagem #ManufacturingExecutionSystem 


 



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025