A plataforma de automatização de processos produtivos MES 4.0 agora está disponível no mercado nacional em razão de um acordo firmado entre a Cantier Systems, empresa de desenvolvimento com sede em Cingapura, e a distribuidora local para a indústria 4.0 Industrial IoT Solutions. Firmado no mês de abril, o acerto possibilita a comercialização do sistema para o Brasil e os demais países da América Latina.
De acordo com o fabricante, o Cantier MES 4.0 diferencia-se de produtos similares ao promover a incorporação das tecnologias IIoT, IA, Machine Learning e Big Data Analytics ao sistema, que permite automatizar processos até então realizados por atividade humana, como a definição da ordem de produção e a verificação de motivos para eventuais paradas. Também detém funcionalidades e sistemas de manutenção capazes de gerar uma ordem e controlar as equipes responsáveis por ela, entre outras vantagens.
Com o lançamento da plataforma, a Industrial IoT Solutions planeja atender a um mercado que tende a ser cada vez maior, ao menos no Brasil: segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), somente 19% das indústrias nacionais fazem uso de sistemas MES, mas este número pode chegar a 49% no futuro próximo por diversos fatores. Um deles é a pandemia do coronavírus, que forçou as empresas a reduzir o número de funcionários no chão de fábrica, dificuldade a ser minimizada com o uso da automação.
#MES #GerenciamentoDaProducao #usinagem #ManufacturingExecutionSystem
Mais Notícias MM
A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.
02/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
02/02/2026
Levantamento apontou melhora no desempenho da indústria de fundição europeia em dezembro último.
02/02/2026