A plataforma de automatização de processos produtivos MES 4.0 agora está disponível no mercado nacional em razão de um acordo firmado entre a Cantier Systems, empresa de desenvolvimento com sede em Cingapura, e a distribuidora local para a indústria 4.0 Industrial IoT Solutions. Firmado no mês de abril, o acerto possibilita a comercialização do sistema para o Brasil e os demais países da América Latina.
De acordo com o fabricante, o Cantier MES 4.0 diferencia-se de produtos similares ao promover a incorporação das tecnologias IIoT, IA, Machine Learning e Big Data Analytics ao sistema, que permite automatizar processos até então realizados por atividade humana, como a definição da ordem de produção e a verificação de motivos para eventuais paradas. Também detém funcionalidades e sistemas de manutenção capazes de gerar uma ordem e controlar as equipes responsáveis por ela, entre outras vantagens.
Com o lançamento da plataforma, a Industrial IoT Solutions planeja atender a um mercado que tende a ser cada vez maior, ao menos no Brasil: segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), somente 19% das indústrias nacionais fazem uso de sistemas MES, mas este número pode chegar a 49% no futuro próximo por diversos fatores. Um deles é a pandemia do coronavírus, que forçou as empresas a reduzir o número de funcionários no chão de fábrica, dificuldade a ser minimizada com o uso da automação.
#MES #GerenciamentoDaProducao #usinagem #ManufacturingExecutionSystem
Mais Notícias MM
A empresa que integra o Grupo Tupy vai expandir seu centro de distribuição de peças situado no interior de SP. O objetivo é aumentar a produtividade e a capacidade logística.
13/01/2025
Fabricantes italianos de máquinas ferramentas compensam a retração do mercado interno exportando mais. As consequências econômicas dos esforços por neutralidade climática poderão ser mais um fator complicador para os próximos anos.
13/01/2025
A montadora chinesa GWM anunciou a fabricação de novos modelos de carros em sua unidade de Iracemápolis (SP) e está habilitando novos fornecedores locais, tendo em vista atingir pelo menos 60% de nacionalização de componentes.
11/12/2024