Mesmo sofrendo com os efeitos negativos da pandemia do coronavírus, a indústria brasileira de máquinas continua em tendência de recuperação econômica, corroborando as expectativas de crescimento para o setor em 2021. Levantamento da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em março revela que a receita do segmento aumentou em 18,9% o resultado de fevereiro e em 28,9% em relação a igual período de 2020. No primeiro trimestre deste ano, segundo a associação, a alta foi de 28%.

O bom desempenho do segmento está relacionado principalmente às vendas realizadas no mercado interno. Em março, as receitas obtiveram índice 21,7% positivo na comparação com fevereiro e 45,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. As importações também subiram (29,4% na comparação mensal e 21,4% na interanual). As exportações, por sua vez, registraram lucro de 8,5%: na opinião da Abimaq, este número deve subir ainda mais por causa do aquecimento do mercado internacional, causado pelo aumento da vacinação nos países de Primeiro Mundo.

A capacidade instalada também cresceu em março de 2021, atingindo 76% do total, assim como a carteira de pedidos (6,4%). O patamar é 26,3% maior do que no ano passado, equivalente a 12 semanas.  Em relação aos empregos, a indústria nacional registrou o nono crescimento consecutivo em número de funcionários, chegando a 340 mil pessoas. No comparativo com igual mês do ano passado, houve criação de 38 mil postos de trabalho.

#maquinas #industria #abimaq 

 



Mais Notícias MM



Chinalco e Rio Tinto compram a CBA da Votorantim

A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.

02/02/2026


Indústria de máquinas fechou 2025 vendendo mais

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

02/02/2026


Setor de fundição em ligeira alta na Europa

Levantamento apontou melhora no desempenho da indústria de fundição europeia em dezembro último.

02/02/2026