A limpeza de moldes de injeção de polímeros é uma das aplicações possíveis da chamada limpeza a laser, uma das etapas de tratamento superficial que vem sendo realizada pelo  renomado Instituto de Inovação em Tecnologia Laser (ISI/SC), de Joinville (SC) – que é uma referência no desenvolvimento de novos processos e tecnologia na manufatura laser, associado ao MIT e ao Instituto Fraunhofer. Em parceria com o distribuidor do software para programação offline de robôs RobotMaster V7 no Brasil, da empresa Hypertherm, com matriz nos Estados Unidos, e com a fabricante alemã de robôs industriais Kuka, com subsidiária em São Bernardo do Campo (SP), a instituição vem conduzindo projetos voltados para a aplicação do laser em superfícies metálicas.

De acordo com os especialistas do instituto, a técnica possibilita benefícios como a redução de resíduos de limpeza, além de não afetar a superfície dos materiais, possuir alto grau de automação e prescindir de insumos químicos, tóxicos ou abrasivos. 

Neste processo, o Senai/SC desenvolve desde a limpeza e a preparação das superfícies até o desenvolvimento de equipamentos especializados para este tipo de aplicação. A Robotmaster, que também trabalha com a entidade em outros projetos, é responsável pela programação offline do sistema, que opera robôs da Kuka.

A operação do sistema pode ser vista no vídeo publicado na página do LinkedIn da Instituição

O ISI/SC tem interesse em estabelecer parcerias para a criação de projetos. Interessados podem obter mais informações aqui

 

#moldes #matrizes #moldesdeinjecao #tratamentosuperficial #tratamentosuperficial #laser

#SenaiSC #ISI #Robotmaster #Kuka 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa norte-americana oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

15/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024