Com narração original em inglês e legendas em português, o vídeo publicado no canal do Youtube da fabricante Sandvik Coromant descreve o processo de reciclagem de ferramentas de corte metal duro realizado pela empresa austríaca Wolfram – uma das maiores produtoras de tungstênio do mundo.

 
Segundo Ulrika Wedber, presidente da Wolfram, sua empresa obtém o tungstênio concentrado (matéria-prima primária) de minas em todo o mundo, inclusive de sua própria, em Mittersill, na Áustria. Além disso, trabalha com o material proveniente da reciclagem de pastilhas de metal duro, das quais são obtidos 75% de tungstênio.

Neste processo desenvolvido pela própria Wolfram, ainda são retirados cobalto, que é encaminhado a outra empresa. De acordo com Wedber, entre outras vantagens, o material reciclado exige menos energia para ser processado e mantém as mesmas qualidades físico-químicas do original.

A Sandvik Coromant, por sua vez, informa que recupera mais de 80% do metal duro que comercializa. A fabricante compra as ferramentas de metal duro usadas para fazer este processo. Informe-se com o seu fornecedor.

#reciclagem #metalduro #sandvikcoromant



Mais Notícias MM



Manufatura aditiva: nova aquisição movimenta o mercado internacional

Empresa americana Desktop Metal é a nova proprietária da italiana Aidro, empresa inovadora no ramo de impressão 3D

14/09/2021


Tecnologia: impressora 3D com IA e algoritmos para aprendizado de máquinas

Lançada pela Breton, o modelo Genesis combina métodos aditivos e substrativos de produção com materiais termoplásticos em larga escala

31/08/2021


Aplicação: máquina de serra é capaz de separar titânio impresso em 3D

Novidades da alemã Behringer, os modelos HBE320-523 3D e LPS-T. da série 3D realizam corte em componentes feitos por manufatura aditiva

31/08/2021