Com narração original em inglês e legendas em português, o vídeo publicado no canal do Youtube da fabricante Sandvik Coromant descreve o processo de reciclagem de ferramentas de corte metal duro realizado pela empresa austríaca Wolfram – uma das maiores produtoras de tungstênio do mundo.

 
Segundo Ulrika Wedber, presidente da Wolfram, sua empresa obtém o tungstênio concentrado (matéria-prima primária) de minas em todo o mundo, inclusive de sua própria, em Mittersill, na Áustria. Além disso, trabalha com o material proveniente da reciclagem de pastilhas de metal duro, das quais são obtidos 75% de tungstênio.

Neste processo desenvolvido pela própria Wolfram, ainda são retirados cobalto, que é encaminhado a outra empresa. De acordo com Wedber, entre outras vantagens, o material reciclado exige menos energia para ser processado e mantém as mesmas qualidades físico-químicas do original.

A Sandvik Coromant, por sua vez, informa que recupera mais de 80% do metal duro que comercializa. A fabricante compra as ferramentas de metal duro usadas para fazer este processo. Informe-se com o seu fornecedor.

#reciclagem #metalduro #sandvikcoromant



Mais Notícias MM



TRUMPF se alia a instituto alemão para projetos de Inteligência Artificial (IA)

Uso de redes neurais poderá fazer com que o processamento de chapas metálicas tenha tempo e custo reduzidos

19/10/2020


Ferramenta da Hufschmied é mais eficiente para usinagem de ZrO2, diz estudo

Trabalho conduzido por universidade atesta bom desempenho de fresa em material voltado para a indústria dentária

19/10/2020


Usiminas consegue patente de aço laminado extra limpo

Processo desenvolvido pela empresa, além de reduzir custos, atende demanda do mercado por melhor qualidade do produto final

13/09/2020