Com narração original em inglês e legendas em português, o vídeo publicado no canal do Youtube da fabricante Sandvik Coromant descreve o processo de reciclagem de ferramentas de corte metal duro realizado pela empresa austríaca Wolfram – uma das maiores produtoras de tungstênio do mundo.

 
Segundo Ulrika Wedber, presidente da Wolfram, sua empresa obtém o tungstênio concentrado (matéria-prima primária) de minas em todo o mundo, inclusive de sua própria, em Mittersill, na Áustria. Além disso, trabalha com o material proveniente da reciclagem de pastilhas de metal duro, das quais são obtidos 75% de tungstênio.

Neste processo desenvolvido pela própria Wolfram, ainda são retirados cobalto, que é encaminhado a outra empresa. De acordo com Wedber, entre outras vantagens, o material reciclado exige menos energia para ser processado e mantém as mesmas qualidades físico-químicas do original.

A Sandvik Coromant, por sua vez, informa que recupera mais de 80% do metal duro que comercializa. A fabricante compra as ferramentas de metal duro usadas para fazer este processo. Informe-se com o seu fornecedor.

#reciclagem #metalduro #sandvikcoromant



Mais Notícias MM



Retificação de médias e grandes séries de peças

Nova linha de retificadoras comporta rebolos de até 610 mm de diâmetro e tem a aplicação de fluído refrigerante modulada conforme o tipo de operação a ser realizada.

24/06/2022


Estudo prevê bom desempenho para o mercado de manufatura inteligente

Tecnologias habilitadoras e crescimento por regiões são temas do estudo de 320 páginas que projeta forte crescimento para o mercado de fabricação inteligente.

09/06/2022


Análise e troca automática de pastilhas de corte

Sistema digital desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer IPK monitora a condição das ferramentas e realiza a sua troca de forma automática.

06/06/2022