Profissionais da área de manufatura terão à disposição mais um importante equipamento para a fabricação de peças de metal de formato complexo: a impressora 3D adquirida pela Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) para a realização de projetos de centro de pesquisa com sede na Universidade de São Paulo (USP). A máquina está sendo trazida dos EUA e deve chegar em até dois meses após o fim do processo de compra.
Denominado Studio System e produzido pela empresa americana Desktop Metal, o equipamento poderá ser alugado para empresas interessadas a preço de mercado. Fará parte de um laboratório multiuso instalado no centro de pesquisa da USP, além de servir aos pesquisadores e professores do RCGI para projetos que buscam desenvolver juntas de vedação labirinto e separadores supersônicos, entre outros.
A impressora 3D e o laboratório em que ficará instalado serão utilizados como apoio ao Hub Brasil de Manufatura Aditiva, iniciativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) destinada à difusão deste tipo de tecnologia. Mais informações sobre o equipamento podem ser encontradas no site https://www.desktopmetal.com/products/studio.
Mais Notícias MM
A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.
17/04/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
17/04/2025
Já em abril, a Colibri Spindles e seu representante no País vão disponibilizar para testes um novo spindle para fusos de alta velocidade de até 56.000 rpm. O lançamento será exibido na Expomafe.
04/04/2025