Profissionais da área de manufatura terão à disposição mais um importante equipamento para a fabricação de peças de metal de formato complexo: a impressora 3D adquirida pela Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) para a realização de projetos de centro de pesquisa com sede na Universidade de São Paulo (USP). A máquina está sendo trazida dos EUA e deve chegar em até dois meses após o fim do processo de compra.

Denominado Studio System e produzido pela empresa americana Desktop Metal, o equipamento poderá ser alugado para empresas interessadas a preço de mercado. Fará parte de um laboratório multiuso instalado no centro de pesquisa da USP, além de servir aos pesquisadores e professores do RCGI para projetos que buscam desenvolver juntas de vedação labirinto e separadores supersônicos, entre outros.

A impressora 3D e o laboratório em que ficará instalado serão utilizados como apoio ao Hub Brasil de Manufatura Aditiva, iniciativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) destinada à difusão deste tipo de tecnologia. Mais informações sobre o equipamento podem ser encontradas no site  https://www.desktopmetal.com/products/studio.



Mais Notícias MM



Manufatura aditiva: nova aquisição movimenta o mercado internacional

Empresa americana Desktop Metal é a nova proprietária da italiana Aidro, empresa inovadora no ramo de impressão 3D

14/09/2021


Tecnologia: impressora 3D com IA e algoritmos para aprendizado de máquinas

Lançada pela Breton, o modelo Genesis combina métodos aditivos e substrativos de produção com materiais termoplásticos em larga escala

31/08/2021


Aplicação: máquina de serra é capaz de separar titânio impresso em 3D

Novidades da alemã Behringer, os modelos HBE320-523 3D e LPS-T. da série 3D realizam corte em componentes feitos por manufatura aditiva

31/08/2021