Em estudo feito na Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, pesquisadores anunciam a transformação de pó de carvão em nanografite, substância normalmente usada como lubrificante e em itens que vão de extintores de incêndio a baterias de lítio. De acordo com os cientistas, o experimento foi realizado em um forno micro-ondas num intervalo de apenas 15 minutos, em um método simples e barato de conversão de materiais.
O estudo foi motivado por pesquisas anteriores que revelaram a possibilidade do uso deste tipo de forno para reduzir a umidade e remover enxofre e outros minerais do carvão após tratamento químico prévio. No entanto, o único tratamento prévio realizado foi a moagem do carvão. O material decorrente foi colocado em folhas de cobre e lacrado em recipientes de vidro junto a uma mistura gasosa de argônio e hidrogênio até ir ao micro-ondas.
O processo levou à geração, em poucos segundos, de uma temperatura interna do forno altíssima, estimada em quase mil graus Celsius (1.800 graus Fahrenheit), resultando na transformação desejada. Na visão dos pesquisadores, este experimento pode ser aprimorado e estabelecido em larga escala no intuito de elevar tanto a qualidade quanto a quantidade de nanografite no mercado internacional.
Mais Notícias MM
A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.
25/08/2025
A Spanflug Technologies apresentará na EMO 2025 a nova geração do software Spanflug MAKE, agora equipado com “inteligência de usinagem”, que combina inteligência artificial, automação e dados digitais para otimizar custos, tempos e estratégias de produção na usinagem CNC.
22/08/2025
A empresa de Minas Gerais desenvolveu dispositivos que conectam máquinas de usinagem CNC e permitem a programação da execução de comandos. O sistema digital, chamado I-MD Plus, também monitora o funcionamento de máquinas e faz a transmissão de dados provenientes da produção.
11/08/2025