A empresa da área de automação Infotech (Suíça) desenvolveu junto com a fabricante de adesivos alemã Delo uma nova impressora 3D capaz de fabricar peças multimateriais a partir de resina líquida.

 

A operação é baseada no dispensador de mesa IP-500 da Infotech, caracterizado por um sistema que comporta diversos cabeçotes, com vários dispensadores operando em paralelo e processando simultaneamente diferentes resinas líquidas. O equipamento é especialmente compatível com as resinas epóxi curáveis ​​por UV desenvolvidas pela  Delo, o que permite aos usuários imprimir em 3D estruturas com propriedades físicas variáveis e funcionalidades específicas.

 

Os parceiros declararam que o novo sistema é destinado principalmente para fins de prototipagem e execução de pequenas séries em indústrias de ramos como o automobilístico e de microeletrônica.

 

Os usuários têm a opção de escolher entre diferentes tipos de válvula incluindo as de jato, válvulas de pressão e do tipo parafuso, com cada uma delas sendo alojada em seu próprio eixo vertical. Visto que cada cabeçote pode ser operado de forma combinada com outros, é possível combinar as diferentes resinas em uma única camada, controlando-se com precisão a composição do material.

 

Uma lâmpada UV alojada no próprio cabeçote de impressão segue a sua trajetória, curando gradativamente a resina depositada. A espessura da camada é determinada por medição sem contato (câmera), e o sistema possui controle integrado em tempo real. As distâncias entre os cabeçotes podem ser ajustadas em tempo real, resultando em menos falhas de impressão.

 

Peças funcionais

O portfólio de materiais da Delo foi fundamental para que se desenvolvessem os recursos de funcionalização das peças. A empresa fabrica resinas que combinam propriedades físicas como transparência, condutividade e flexibilidade. De acordo com informações da empresa, elas são altamente resistentes à temperatura e se assemelham aos polímeros de alto desempenho.

 

Como esses materiais têm propriedades químicas semelhantes, eles podem ser todos misturados e combinados para atender às necessidades do usuário, apresentando boa adesão e isotropia quando em contato uns com os outros.

 

Isso significa que as peças podem ser fabricadas com áreas rígidas e flexíveis ou áreas opacas e transparentes, com controle total sobre a espessura da parede e detalhes de geometria. A deposição e a cura do material são processos controlados digitalmente, assim como a limpeza dos bicos dispensadores.

 

(Fotos: detalhes do equipamento da Infotech e deposição do material da Delos. Fonte: Infotech)



Mais Notícias MM



SKA intensifica comércio de equipamentos para manufatura aditiva

Linha de equipamentos para impressão 3D industrial que pode ser utilizada na produção de estampos já está disponível para comercialização.

07/07/2025


Instituto Mauá inaugura espaço para projetos colaborativos

Unidade chamada de Fab Lab Móvel faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023


Impressoras 3D industriais foram lançadas na Expomafe

Novos recursos das impressoras 3D incluem sistema de controle passivo ou ativo de temperatura, além de conexão com redes digitais industriais.

18/05/2023