Os interessados em concorrer ao programa de apoio científico e tecnológico PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) ganharam um novo benefício. A iniciativa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) direcionada a startups e pequenas empresas que lidam com inovação agora está recebendo propostas em fluxo contínuo, aposentando o esquema antigo de calendário com quatro chamadas anuais.
A novidade permite que os empreendedores tenham seus projetos analisados de forma imediata, além de poderem reapresentá-los a qualquer momento após revisão se forem negados, proporcionando mais agilidade a todo o processo. As propostas submetidas a este formato podem ser de fase 1 (teste de conceito de ideia) e 2 (desenvolvimento da pesquisa). O novo formato PIPE Invest também está contemplado. Este modelo oferece fundos suplementares a projetos fase 2 de sucesso comprovado, visando aprimorar a tecnologia e acelerar a inserção no mercado caso haja interesse de um ou mais parceiros privados.
Outra alteração importante definida pela FAPESP diz respeito à forma de submissão indireta de projetos da fase 2. Com a mudança, o pesquisador deve, em primeiro lugar, submeter uma solicitação de mudança do tipo “Outra” no projeto da fase 1, anexando a documentação exigida, para que seja autorizado a enviar a proposta completa no SAGe (Sistema de Apoio à Gestão).
No que diz respeito à propriedade intelectual, os modelos anteriores de acordos foram substituídos por um novo documento, intitulado Termo sobre Propriedade Intelectual e Compromisso de Compartilhamento de Resultados.
Crédito foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP
Mais Notícias MM
A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.
17/04/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
17/04/2025
Já em abril, a Colibri Spindles e seu representante no País vão disponibilizar para testes um novo spindle para fusos de alta velocidade de até 56.000 rpm. O lançamento será exibido na Expomafe.
04/04/2025