Fornecedora de peças para o setor aeroespacial, a Globo Usinagem (Jambeiro, SP), investiu estrategicamente na integração dos seus processos ao adotar um pacote de software que permitiu à empresa centralizar informações técnicas, padronizar operações e elevar o nível de eficiência da engenharia e da manufatura, atendendo às exigências do segmento aeroespacial, que é altamente regulado.

 

Antes da integração, um dos grandes desafios da empresa era operar com diferentes softwares, o que dificultava a comunicação entre áreas, comprometia a rastreabilidade de projetos e tornava a gestão de revisões mais complexa.

 

A empresa optou pelas soluções daTopSolid a fim de integrar projeto, programação e gestão de dados em um único ambiente. A empresa implementou os módulos de projeto (CAD), manufatura(CAM), gerenciamento de dados de projeto (PDM) e simulação de máquina, criando um fluxo contínuo entre engenharia e produção.

 

A implementação ocorreu de forma gradual, entre 2018 e 2020, começando pela estruturação do PDM e avançando para a consolidação das operações integradas.

 

Segundo Diego da Silva, chefe de engenharia do setor de ferramentas, o impacto foi além do esperado. “No início, imaginávamos que o ganho seria apenas em programação, mas o software abriu novas oportunidades de negócio. Hoje, somos mais assertivos em prazos, custos e viabilidade técnica já na fase de orçamento.”

Com a integração, a Globo Usinagem diminuiu em até 20% o tempo de usinagem e 30% o uso de ferramentas, além de obter maior controle sobre a geração de documentação técnica.

 

Já a simulação das máquinas trouxe ganhos significativos em segurança e previsibilidade. A solução reproduz os movimentos reais da máquina, prevê colisões e valida o tempo antes de levar o programa para o chão de fábrica.

 

Os benefícios também se estenderam à área comercial. “Quando o cliente nos solicita um projeto com prazo apertado, conseguimos avaliar rapidamente se é possível atendê-lo. Hoje, temos como estimar o tempo de máquina e passar um preço justo”, destacou Silva.

 

Formação de pessoas

 

O investimento em tecnologia caminhou junto com a formação de mão de obra especializada na Globo Usinagem. A empresa mantém parceria com o Senai para capacitar profissionais em um programa especializado em usinagem aeroespacial. Desde 2020, o curso já formou cerca de 350 profissionais.

 

De acordo com Mauro Ferreira, sócio proprietário da Globo Usinagem, não adianta ter a melhor máquina e o melhor software se a empresa não tiver pessoas treinadas. “A competitividade aumenta a cada dia e para continuar crescendo precisamos capacitar pessoas. A parceria com o Senai e a TopSolid foi fundamental para estruturar essa formação que é baseada na realidade da indústria”, enfatizou Ferreira.

 

Kayky Cassiano, programador da Globo Usinagem é um exemplo dessa parceria. Vindo do Senai, ele reforça a importância da sua formação técnica alinhada às demandas da indústria automatizada. “No curso aprendi a programar máquinas de três e cinco eixos, torneamento e máquinas multitarefas. Esse conhecimento é essencial na rotina do meu trabalho.”

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


 

Imagens: Globo Usinagem / Top Solid


 

 

Leia também:


 

Brasil é tema de estudo sobre o valor econômico da inovação


 

Pesquisa trata do uso de laser na fabricação de ferramentas

 



Mais Notícias MM



Ferramentas são desenvolvidas sob medida para a usinagem de ligas de alumínio

Novas ferramentas de metal duro estão sendo desenvolvidas na Universidade Técnica de Berlim para melhorar o desempenho da usinagem de ligas de alumínio.

02/02/2026


FARO e Creaform unificam recursos de metrologia digital

Empresas se unem para formar duas novas unidades de negócios que integram recursos de captura de realidade e metrologia digitais.

19/01/2026


DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025