O poli(éter-éter-cetona - PEEK) KetaSpire , um grau médico de alto desempenho produzido
pela belga Syensqo (Taboão da Serra, SP), foi usado na criação de uma nova geração de guias ortopédicas cirúrgicos, mais leves e precisas (imagem ao lado) em relação aos seus equivalentes metálicos.
Desenvolvido por meio da parceria entre as empresas brasileiras Hanisch Medical (Portão, RS) e TechImport (Rio Claro, SP), o item teve redução de peso de até 70% em comparação aos instrumentos tradicionais, sem comprometer sua resistência mecânica nem durabilidade.
A principal inovação técnica do KetaSpire PEEK consiste em sua radiotransparência, que permite a realização de exames de imagens intraoperatórias claras e sem interferência, facilitando o posicionamento exato das guias. Essa característica melhora a eficiência dos procedimentos cirúrgicos, contribuindo para a redução do tempo operatório.
Além da radiotransparência, o design ultraleve desses orientadores cirúrgicos reduz significativamente a fadiga do cirurgião em procedimentos prolongados, promovendo melhor ergonomia. As orientações são compatíveis com os principais métodos de esterilização em ambientes hospitalares, incluindo os métodos por vapor, óxido de etileno e radiação gama.
A colaboração técnica entre a Hanisch Medical, a TechImport e a Syensqo evidencia o potencial do uso de polímeros de alto desempenho para substituir metais em dispositivos médicos críticos.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Syensqo
Leia também:
Mais Notícias MM
A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.
09/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.
25/11/2025