A israelense Iscar, com subsidiária brasileira em Vinhedo (SP), lançou a linha Quick-
X-Flute, de insertos de dupla face, projetada para maximizar a eficiência e a produtividade no fresamento de ligas de alta temperatura. Com preparação especial da aresta de corte, os insertos apresentam alta taxa de formação decavacos, sendo indicados principalmente para a usinagem de titânio e suas ligas, além de aço.
As fresas de nova geração contam com canais de corte estendidos, oferecendo até oito arestas de corte para garantir alto desempenho na fresagem desses materiais. Disponíveis em diversas classes de metal duro revestido, as pastilhas oferecem uma variedade de raios de aresta — incluindo 0,8 mm, 3,2 mm e 4 mm — adaptando-se às necessidades de diferentes aplicações, desde ligas de alta temperatura até aço inoxidável austenítico e aço carbono.
Com um sistem
a de refrigeração de alta pressão dotado de bicos substituíveis e saídas frontais, as ferramentas possuem controle térmico e recurso para evacuação de cavacos. A conexão inovadora reforçada, constituída por um único parafuso, possui força axial seis vezes maior do que a adaptação convencional para fresamento de topo, garantindo segurança e facilidade na substituição direta na máquina.
O projeto inclui canais helicoidais variáveis e sistema de rápida remoção de cavacos, reduzindo vibrações durante o corte. Por sua vez, a aresta positiva e o ângulo de características de ataque otimizado resultaram em forças de corte reduzidas, que promovem melhor acabamento para a peça trabalhada.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Iscar
Leia também:
Mais Notícias MM
O Fraunhofer IDMT busca parceiros industriais para validar sistema inteligente de monitoramento sonoro em tempo real, visando a prevenção de paradas e a padronização dimensional em torneamento e fresamento.
14/09/2026
O hábito de reduzir a velocidade de corte diante de instabilidades prejudica o desempenho das ferramentas cerâmicas. O assunto foi objeto de análise dos profissionais da NTK.
16/09/2026
Interface homem-máquina passou a contar com recurso que permite aplicar rotinas de manutenção preditiva e controle da qualidade em operações industriais sem a necessidade de plataformas analíticas específicas.
14/09/2026