O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) (São Paulo, SP) vai coordenar o “Projeto Reminera”, voltado para a transformação de resíduos pós-consumo em matérias-primas, que deverão ser inseridas na cadeia produtiva da indústria de manufatura.
O projeto lançado pelo IPT vai reunir empresas, centros de pesquisas e especialistas em inovação, desenvolvimento tecnológico e criação de novos modelos de negócios voltados para a economia circular.
Serão realizadas frentes de trabalho para o desenvolvimento de tecnologias avançadas para o reaproveitamento de materiais, execução de estudos dedicados à criação e estruturação de novos modelos de negócios alinhados aos conceitos da economia circular. Além disso, o projeto será voltado para a execução de estudos sobre o mercado e de pesquisas sobre impacto econômico, social e ambiental, entre outros temas.
“Metais como prata, ouro, paládio, cobre, ferro e alumínio podem atingir altas taxas de reaproveitamento, desde que haja pré-tratamento adequado e separação dos resíduos, mas a gestão atual do resíduo eletrônico ainda não garante esse nível de eficiência globalmente”, comentou Sandra Lúcia de Moraes, diretora da Unidade de Materiais Avançados do IPT e coordenadora do projeto.
Conforme nota divulgada à imprensa, o Projeto Reminera já conta com o apoio de empresas e instituições como, por exemplo, a Tupy, Cecil Laminação de Metais, Tramppo, Stellantis, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a SAE Brasil.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik.
Você também pode gostar:
Aditivo melhora propriedades de poliolefinas recicladas
Masterbatches com pigmentos luminescentes auxiliam na triagem de resíduos plásticos
Otimização da topologia como estratégia para desenvolver componentes plásticos sustentáveis
Mais Notícias MM
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025
A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.
11/12/2025
A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.
11/12/2025