A alemã Sikora, desenvolvedora de sistemas de medição contínua para linhas de extrusão que tem subsidiária brasileira em Jundiaí (SP), divulgou os novos produtos e sistemas que vai exibir na feira K, que acontece em outubro, na Alemanha.

 

Durante o evento de imprensa K Preview, realizado em Dusseldorf no mês de junho, executivos da empresa destacaram o crescimento das vendas que tem sido puxado pelos setores de infraestrutura, construção civil, automotivo e industrial, este último relacionado à infraestrutura para data centers e aplicações de Internet das Coisas (IoT) inteligência artificial (IA).

 

Agora pertencente ao grupo MAAG, a empresa divulgou dispositivos de inspeção on-line e análise off-line da espessura de tubos baseados no uso de raios-X, os quais levam em conta aspectos como o índice de refração, que funciona como uma impressão digital do material plástico durante o processo de medição da “contração dinâmica” (dynamic shrinking).

 

O método patenteado, empregado na família de medidores Centerwave (foto à direita), pondera as alterações do material ao longo do seu resfriamento, as quais são determinantes das mudanças de espessura e alterações de parâmetros como o diâmetro externo dos tubos. Degradação, contaminação por metais e pontos pretos são diagnosticados e mostrados em relatórios detalhados por tipo de contaminação, e os equipamentos podem ser posicionados em diferentes pontos da linha de produção. O destaque será o modelo Centerwave 6000 / 1600, que mede tubos com diâmetros de 250 a 1.600 mm.

 

A empresa vai apresentar pela primeira vez o sistema X-Ray 6000 Pro c-PipeAI, baseado em inteligência artificial (IA), para medição de tubos corrugados de parede dupla. Ele combina a precisão dos raios-X com os recursos de um software de IA para a detecção da excentricidade, especialmente no momento crítico que é o início da extrusão dos tubos, quando é necessário cuidado adicional em relação à centralização em relação à matriz.

 

A Sikora também vai convidar os visitantes a trazerem grânulos de materiais plásticos para serem inspecionados ao vivo pelo sistema Purity Concept V. Caso seja detectada alguma contaminação, o visitante recebe um relatório detalhado do teste. Caso não seja detectada, a empresa promete uma surpresa para os participantes. A conferir!

 

Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.

 

____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________

 

Imagens: Sikora

 

 

Leia também:

 

ADS Tigre investe na produção de tubos de PEAD reciclado para coleta da água da chuva

 

PVC reciclado está no radar da Battenfeld Cincinnati

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias MM



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Nova feira de embalagens industriais acontece em 2026

A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.

11/12/2025


Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial

A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.

11/12/2025