A SolidCAM (Americana, SP), desenvolvedora de sistemas CAM para usinagem, apresentou recentemente, durante a feira Expomafe realizada em maio último em São Paulo (SP), sua suíte de aplicações para gestão digital do chão de fábrica. A solução, chamada SolidShop, é um ecossistema digital oferecido pela empresa.

 

Os módulos abrangem o gerenciamento de documentos (PDM – Product Data Management), a transmissão e o recebimento de programas (DNC – Direct Numeric Control) e o monitoramento de operações em tempo real, incluindo o planejamento da capacidade de carga e a gestão de ordens de produção.

 

O sistema gera dados de interesse imediato para os gestores de equipes e operações industriais, incluindo relatórios e métricas que auxiliam na tomada de decisões e no trabalho colaborativo entre equipes, com documentação disponível em formato digital.

 

Específico para o ambiente de usinagem, o SolidShop também atua na rastreabilidade das operações. Pode ser integrado a sistemas de planejamento dos recursos de manufatura (ERP – Enterprise Resource Planning) e a sistemas de células flexíveis de manufatura (FMS – Flexible Manufacturing System).

 

Daniel Santos, diretor da SolidCAM LATAM, participa atualmente do desenvolvimento dos softwares em nível mundial, junto a profissionais da Alemanha, Estados Unidos e Sérvia. Ele explicou que o SolidShop pode ser considerado um tipo de sistema de execução da manufatura (MES – *Manufacturing Execution System*), com tecnologia de ponta aplicável a empresas de pequeno e médio porte.

 

Usinagem complexa

 

Rita Paulon, gerente de vendas e operações da empresa, explicou que, há cerca de quatorze anos, a SolidCAM passou a se dedicar ao desenvolvimento de sistemas para operações de usinagem em máquinas de cabeçote móvel, também conhecidas como tornos suíços. Essas máquinas são bastante comuns no segmento biomédico e na produção de peças pequenas, tanto em alto quanto em baixo volume. Para isso, foi criado um núcleo de profissionais especializados nos aspectos típicos desse tipo de maquinário, com avanços nas áreas de fresamento, torneamento, pós-processamento, sincronização de canais e simulação de altíssima complexidade, por exemplo. “O Brasil é um mercado em expansão, com muitos clientes comprando máquinas multitarefas novas, o que nos fez aumentar a atenção sobre a demanda dessas empresas”, comentou.

 

O mercado brasileiro de usinagem altamente especializada tem recebido investimentos significativos da SolidCAM. Para o próximo ano, a empresa planeja inaugurar um centro de tecnologia na cidade de Americana (SP), seguindo as práticas adotadas pela empresa ao redor do mundo. A SolidCAM é a única em seu segmento com centros desse tipo em mais de um país, como Alemanha, Israel, Índia, Estados Unidos, Reino Unido e China, totalizando mais de oito locais equipados com máquinas de ponta para testar seu software e realizar provas de conceito com clientes e parceiros. O centro de tecnologia também terá foco na realização de testes presenciais para sanar dúvidas dos clientes e evitar a paralisação de suas máquinas, utilizando centros de usinagem multitarefa e de cabeçote móvel, todos conectados em tempo real.


 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


 

Imagem: SolidCAM


 


 

Leia também:

 

O Uber da usinagem chega ao mercado

 

IA para máquinas-ferramentas poderá ser testada gratuitamente


 


 


 

 



 


 


 


 


 


 



Mais Notícias MM



Solda a frio corrige falhas de fundição

A Quimatic passou a comercializar novas massas epóxi bicomponente para reparos em peças fabricadas por fundição.

13/06/2025


Ferdimat aumenta linha de retificadoras cilíndricas

Uma nova retificadora cilíndrica automática passou a integrar o portfólio da empresa e já está disponível para comercialização.

13/06/2025


Digitalização e rastreabilidade em alta na Intermach

Feira do setor metal mecânico acontece em Joinville (SCV) no mês de julho e vai reunir empresas voltadas para o uso da tecnologia digital em diferentes etapas do processo produtivo.

10/06/2025