A Techmation, empresa asiática com subsidiária em São Paulo (SP), lançou na última edição da feira Plástico Brasil um controlador para máquinas injetoras com capacidade para processamento de um grande número de informações de processo.

 

O novo modelo, da linha iTECH, atua por meio de conexão CAN e SABUS, arquitetura e protocolo que permitem que unidades de controle eletrônicos se comuniquem entre si sem a necessidade de um computador central. Com a comunicação realizada via cabo, de forma segura, é possível expandir a capacidade de troca de dados de forma modular.

 

Os conjuntos possuem inicialmente módulos de 24 a 48 entradas digitais e de 28 a 48 saidas digitais, e de 4 até 12 entradas e saídas analógicas, mas é possível acrescentar entre 12 e 16 em cada módulo, o que permite ampliar exponencialmente o número de variáveis de processo controladas, as quais podem estar relacionadas tanto às unidades de plastificação e fechamento quanto ao controle de temperatura em sistemas de câmara quente.

 

Os módulos de expansão permitem o controle de conjuntos de variáveis com lógicas independentes, tendo em vista que a dinâmica do controle térmico é diferente para os sistemas de câmara quente e para as unidades de plastificação de máquinas, por exemplo.

 

As interfaces homem-máquina (IHM) da Techmation são construídas em frame de alumínio, com telas horizontais de 8, 12 e verticais 15, 17 ou 21 polegadas, com ccomando por toque de tela (touch screen), seguindo o padrão europeu de controladores. Elas equipam os modelos de injetoras da marca Tsong Cherng, que tem unidade brasileira em São Bernardo do Campo (SP).

 

Na área de servocomandos, a empresa lançou novos servomotores para uso no acionamento da dosagem de máquinas injetoras, além de drivers para acionamento de dois servomotores.

 

A Techmation já havia lançado na Plástico Brasil de 2023 um módulo conversor que transforma sinais de processo em dados de padrão OPC-UA.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Imagem: Techmation

 

 

 

Leia também:

 

 

Digitalização mais acessível para a indústria de manufatura


 

Spray auxilia na digitalização precisa de peças


 

 



Mais Notícias MM



Tecnologia como aliada: produtividade mais acessível para pequenas e médias indústrias de plásticos

Tornar o software de engenharia acessível para o técnico resulta diretamente em aumento da produtividade. Este é um avanço estratégico para a competitividade do setor.

24/04/2025


Digitalização mais acessível para a indústria de manufatura

A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.

15/04/2025


Novos robôs industriais da Mitsubishi Electric chegam ao Brasil

Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.

18/03/2025