Os discos de freio são hoje uma preocupação para montadoras que pretendem fabricar modelos dentro do padrão Euro 7, norma que entra em vigor este ano com regulamentações mais rigorosas em relação às emissões de poluentes por veículos automotores. Pela primeira vez, ela aborda partículas resultantes da abrasão de pastilhas de freios e pneus.
Tornar as superfícies dos discos menos passíveis de abrasão tem sido o desafio dos fabricantes e foi também o motivo do desenvolvimento de uma tecnologia a laser para deposição de metais criada pela alemã EMAG em parceria com a HPL Technologies, conforme noticiado pela NC Fertigung.
A empresa desenvolveu o O ELC 450 LMD, uma máquina para deposição de pós metálicos a laser que se caracteriza por sua modularidade e flexibilidade no revestimento a dos discos de freio convencionais, que adquirem uma camada extra de proteção contra corrosão, desgaste, o que ajuda a evitar a emissão de pós durante o seu uso.
A nova solução de produção da EMAG e da HPL Technologies é adequada para produção em larga escala e comporta uma variedade de combinações de materiais no processo de revestimento, como mostra o vídeo abaixo:
A Euro 7 é uma norma que precisa ser levada em conta pelas montadoras que exportam para o mercado europeu, atuando como um impulso para modernização tecnológica no Brasil, mesmo que de forma indireta. O País tem avançado neste sentido com a criação do Proncove L8, a oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, em vigor desde o início deste ano, que estabelece limites para emissões de poluentes próximos dos padrões internacionais
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Fonte/Imagem: EMAG
Leia também:
Mais Notícias MM
O Grupo CNC Service passou a comercializar máquinas de usinagem pesada fabricadas na Espanha e vai fornecer assistência técnica no mercado brasileiro.
09/05/2025
A Sinesis desenvolveu uma plataforma baseada em inteligência artificial que pode coletar dados provenientes de processos fabris a partir de sensores, e assim auxiliar na gestão da manutenção de máquinas-ferramentas.
09/05/2025
Nova linha de ferramentas da Seco possui insertos indexáveis e autocentrantes, com recursos para melhor controle de processo.
05/05/2025