A Hexagon, com matriz na Suécia e subsidiária em São Paulo (SP), atualizou seu software Esprit Edge com recursos baseados em inteligência artificial (IA), programa computacional dedicado à execução de simulações de usinagem que pode ser utilizado em ensaios de usinagem de peças para o setor médico-hospitalar.

De acordo com a Hexagon, no que se refere à fabricação de peças médicas como, por exemplo, prótese para joelho e placa óssea (fotos), a inteligência artificial é capaz de aprender estratégias de usinagem e a partir daí passa a sugerir alternativas de produção visando à otimização de processos e à obtenção de um melhor acabamento superficial da peça final, entre outros recursos.


Vinícius de Oliveira, engenheiro de aplicação da Hexagon, comentou que os recursos baseados em IA podem ajudar a melhorar o acabamento da superfície de peças usinadas usando fresa barril, por exemplo. Neste sentido, a simulação mostra a trajetória da ferramenta e também as áreas que não devem ser usinadas, conforme análise feita pela IA.


Nas palavras de Vinícius, “o software permite que o usuário salve um tipo de operação para depois usá-la em outros trabalhos de usinagem, como se fosse uma biblioteca de arquivos”. A inteligência artificial pode ajudar a ajustar a precisão de ferramentas para furação de peças e identificar os furos e rebaixos já com os planos vetores definidos, o que facilita a execução da furação real.

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Hexagon/Divulgação.

 

Confira mais notícias sobre IA e digitalização no setor metal mecânico:

 

Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

 

IA é novo recurso em software para diagnóstico de usinagem

 

#Hexagon #MáquinaseMetais #InteligênciaArtificial



Mais Notícias MM



Induspar 2025 terá tecnologia para o setor metal mecânico

A nova edição da feira paranaense Induspar trará máquinas e serviços para a indústria metal mecânica, metalurgia, automação e manutenção industrial.

06/06/2025


Sistema robótico industrial usa IA para inspeção em usinagem

A Yaskawa lançou o sistema Next 10, que conta com câmeras e inteligência artificial (IA), podendo desenvolver estratégias para a manipulação de peças fabricadas por usinagem.

02/06/2025


CNC Service e Zayer intensificam parceria em usinagem pesada

O Grupo CNC Service passou a comercializar máquinas de usinagem pesada fabricadas na Espanha e vai fornecer assistência técnica no mercado brasileiro.

09/05/2025