A Metalpó, empresa do Grupo Combustol & Metalpó, anunciou uma série de investimentos em automação, novos equipamentos e otimização de processos para este ano, que terão como resultado o aumento de 50% da capacidade produtiva de sua unidade industrial localizada em São Paulo (SP).

 

A empresa atua na produção de componentes por metalurgia do pó, tecnologia que dá forma a peças a partir da compactação de pós metálicos (foto ao lado), seguida de sinterização em fornos específicos. Os segmentos que mais usam esse tipo de componente são os de autopeças e de eletrodomésticos, tendo em vista que a empresa atende aos requisitos de normas como IATF 16949 e ISO 9001.

 

O diretor da Metalpó, Sílvio Bartoletti (foto), revelou que cerca de R$ 3,8 milhões foram alocados para o aumento da capacidade, automação e aperfeiçoamento dos sistemas de controle de qualidade nos últimos anos: “Componentes sinterizados podem reduzir várias etapas de produção, sendo uma solução viável para as indústrias que buscam redução de pegada de carbono e atendimento às metas de emissões”.

 

Dentre os equipamentos que serão adquiridos como parte do programa estão prensas, fornos de sinterização, centros de usinagem, equipamentos auxiliares e módulos de automação. Silvio explicou que terão preferência os fabricados no Brasil, e que serão importados apenas os que não dispõem de produção local.

 

O comprometimento com a agenda ESG é outro ponto estratégico para este ano, conforme explicou o diretor de operações do Grupo Combustol & Metalpó, Marcelo Lobo Peçanha: “Hoje, 100% da energia usada na produção da Metalpó advem de fontes renováveis. Há também iniciativas na área ambiental e social”. Ele também ressaltou que uma peça OEM (Original Equipment Manufacturer) fabricada pela Metalpó foi recentemente premiada por entidade internacional (MPIF) “pela redução de pegada de carbono em seu processo de fabricação”.

 

A expansão da capacidade produtiva está trazendo também maior disponibilidade para o setor de desenvolvimento das ferramentas utilizadas internamente na produção, que hoje atinge aproximadamente 200 milhões de peças por ano. Além da unidade paulistana, o Grupo Combustol & Metalpó possui fábricas também em Jundiaí (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Contagem (MG).

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Você pode se interessar por:

 

MWM amplia centro para distribuição de peças fabricadas por usinagem

 

 

Pesquisas setoriais apontam as perspectivas para a indústria

 

#Metalpó

#metalurgiadopó



Mais Notícias MM



CNI e Abimaq reagem ao tarifaço de Trump

CNI vai organizar missão de empresários aos EUA para reforçar os laços comerciais entre empresas, enquanto a Abimaq avalia as perdas que o setor de máquinas e equipamentos poderá sofrer em decorrência do aumento das tarifas.

07/04/2025


GloryMaq lança novo torno e aposta no mercado brasileiro

O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.

20/03/2025


Pesquisas setoriais apontam as perspectivas para a indústria

Dados da CNI e da Abimaq constatam o desempenho da indústria em 2024 e embasam as projeções de crescimento para os próximos meses.

10/02/2025