A Metalpó, empresa do Grupo Combustol & Metalpó, anunciou uma série de investimentos em automação, novos equipamentos e otimização de processos para este ano, que terão como resultado o aumento de 50% da capacidade produtiva de sua unidade industrial localizada em São Paulo (SP).

 

A empresa atua na produção de componentes por metalurgia do pó, tecnologia que dá forma a peças a partir da compactação de pós metálicos (foto ao lado), seguida de sinterização em fornos específicos. Os segmentos que mais usam esse tipo de componente são os de autopeças e de eletrodomésticos, tendo em vista que a empresa atende aos requisitos de normas como IATF 16949 e ISO 9001.

 

O diretor da Metalpó, Sílvio Bartoletti (foto), revelou que cerca de R$ 3,8 milhões foram alocados para o aumento da capacidade, automação e aperfeiçoamento dos sistemas de controle de qualidade nos últimos anos: “Componentes sinterizados podem reduzir várias etapas de produção, sendo uma solução viável para as indústrias que buscam redução de pegada de carbono e atendimento às metas de emissões”.

 

Dentre os equipamentos que serão adquiridos como parte do programa estão prensas, fornos de sinterização, centros de usinagem, equipamentos auxiliares e módulos de automação. Silvio explicou que terão preferência os fabricados no Brasil, e que serão importados apenas os que não dispõem de produção local.

 

O comprometimento com a agenda ESG é outro ponto estratégico para este ano, conforme explicou o diretor de operações do Grupo Combustol & Metalpó, Marcelo Lobo Peçanha: “Hoje, 100% da energia usada na produção da Metalpó advem de fontes renováveis. Há também iniciativas na área ambiental e social”. Ele também ressaltou que uma peça OEM (Original Equipment Manufacturer) fabricada pela Metalpó foi recentemente premiada por entidade internacional (MPIF) “pela redução de pegada de carbono em seu processo de fabricação”.

 

A expansão da capacidade produtiva está trazendo também maior disponibilidade para o setor de desenvolvimento das ferramentas utilizadas internamente na produção, que hoje atinge aproximadamente 200 milhões de peças por ano. Além da unidade paulistana, o Grupo Combustol & Metalpó possui fábricas também em Jundiaí (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Contagem (MG).

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Você pode se interessar por:

 

MWM amplia centro para distribuição de peças fabricadas por usinagem

 

 

Pesquisas setoriais apontam as perspectivas para a indústria

 

#Metalpó

#metalurgiadopó



Mais Notícias MM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025