Uma programação de cursos presenciais sobre temas da área de plásticos foi criada pela Afinko (São Carlos, SP). Com início previsto para abril de 2025, a agenda é composta por treinamentos sobre análise de peças plásticas, caracterização mecânica de polímeros e análises térmicas e químicas.
O curso “Análise de falhas em peças poliméricas” será realizado em 9 de abril e tem duração de 7 horas. Os alunos terão acesso a informações sobre materiais plásticos e técnicas de caracterização, assim como sobre os conceitos de técnicas de FTIR, DSC, TG, MEV, GC-MS e reometria capilar, por exemplo.
Este treinamento será ministrado por Márcio Kobayashi, gerente do departamento técnico da Afinko, que também vai tratar de aplicações realizadas e resultados obtidos em estudos e operações reais, entre outros assuntos.
Para os meses de julho, outubro e novembro de 2025 a instituição programou os cursos “Análises térmicas: DSC e TGA”, “Caracterização mecânica: tração, flexão e impacto” e “Análises químicas: FTIR e GC-MS”, respectivamente.
As inscrições estão abertas. Nesta página podem ser obtidas mais informações. Cursos do setor dos plásticos e congressos e feiras você confere na seção Eventos em nosso site, e também na edição digital da Plástico Industrial.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Afinko/Divulgação.
Confira também artigos técnicos da área de plásticos:
Produção de veículos sustentáveis traz mais desafios ao setor de plásticos
Um banco de dados com propriedades dos biopolímeros
#Afinko #PlásticoIndustrial #Cursos
Mais Notícias MM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025