De acordo com dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil, houve aumento de 16% na produção de aços no País em outubro de 2024. O setor siderúrgico produziu no período analisado 3,08 milhões de toneladas de aço bruto, o segundo maior volume produzido este ano.

 

Os dados mostram também que o índice de produção de aços em outubro ficou muito próximo do observado em julho último, em que foram produzidas 3,09 milhões de toneladas. Ainda no mês de julho de 2024 foi percebido um crescimento de 6,6% na produção de aços em comparação com o mesmo período do ano passado.  

O segmento de aços planos aumentou em 21,5% o volume produzido, em uma comparação com outubro deste ano e o mesmo mês de 2023. O ramo de aços longos também aumentou a produção em 9,9% no período analisado.

 

Houve aumento das vendas internas entre setembro/outubro de 2023 e 2024, em que foi percebido acréscimo de 1,5% e 16,7%, respectivamente, somando um total, este ano, de 1,93 milhão de toneladas de aços comercializadas.

 

As importações de aços registradas em outubro deste ano somaram 598 mil toneladas, com taxa de penetração maior (20,1%) do que a percebida no mesmo período em 2023 (17,8%). Conforme foi divulgado pelo Instituto Aço Brasil, 62% do volume de aços importado pelo País em outubro último foram fornecidos pela China.

 

O Instituto Aço Brasil fornece mais informações sobre o mercado de aços em seu site. Confira também a seção Mercado em nosso site, que traz informações sobre o setor de usinagem

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: ABCEM/Divulgação.

 

Acesse artigos técnicos sobre usinagem:

 

Estudo comparativo da força de corte via experimento prático e simulação no torneamento do aço SAE 1045

 

Análise da dureza de fios de Ni-Ti com memória de forma e laminados a frio

 

#InstitutoAçoBrasil #MáquinaseMetais #Mercado



Mais Notícias MM



GWM habilita fornecedores para sua unidade paulista

A montadora chinesa GWM anunciou a fabricação de novos modelos de carros em sua unidade de Iracemápolis (SP) e está habilitando novos fornecedores locais, tendo em vista atingir pelo menos 60% de nacionalização de componentes.

11/12/2024


GAC vai desenvolver motores no Brasil em parceria com universidades

Motores flex para automóveis híbridos da chinesa GAC serão desenvolvidos no País em parceria com a Unicamp, UFSC e UFSM.

09/12/2024


Produção de eletrolisadores. Mais demanda para o setor metal mecânico.

O fortalecimento do mercado de hidrogênio verde levou a Neuman & Esser a investir R$ 70 milhões na ampliação da sua unidade de produção de eletrolisadores em Belo Horizonte (MG). A ampliação movimenta toda a cadeia de fornecimento de componentes usinados, tubulações e serviços de caldeiraria.

27/11/2024