A GRV Software (Vinhedo, SP), desenvolveu um sistema que captura de dados de máquinas CNC, transformando-os em indicadores de produção e gráficos gerenciais manipuláveis para acompanhamento em tempo real do desempenho de cada equipamento.

 

Denominado CNC Monitor, o sistema opera praticamente com base nos protocolos de comunicação entre máquinas mais usados na indústria em nível mundial: O MT Connect/AMT – norte-americano, utilizado por fabricantes como Mazak, Okuma e Makino – e o OPC-UA, padrão europeu adotado pela Siemens. Drivers nativos de diferentes desenvolvedores de comando de máquina (Fanuc, Siemens, Heidenhein, por exemplo) também são lidos e processados pelo sistema, garantindo uma ampla cobertura do parque de equipamentos das empresas que trabalham com usinagem de metais. Assim, é possível monitorar máquinas de fabricantes e tecnologias diferentes, de forma on-line e sem nenhuma interferência nas rotinas produtivas.

 

Os relatórios gerados pelo sistema podem ser disponibilizados em formato para web, dispositivos móveis (IOS e Android, Power BI, Scada (OPC-UA), MindSphere (Siemens) e, mais recentemente, passaram também a ser carregados diretamente em Excel.

 

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da GRV, Valdecir de Oliveira Pereira, explicou que o sistema é oferecido de forma gratuita para que as empresas se familiarizem com o uso de dispositivos que estão promovendo a transformação digital no ambiente produtivo. A ideia é desmistificar o conceito de indústria 4.0 e mostrar que não é difícil implementar esses recursos. “O brasileiro precisa ter uma primeira experiência com IoT. Agora não existe mais a desculpa de os sistemas serem caros, difíceis de operar, terem dificuldade de integração ou de visualização dos relatórios”, comentou.

 

O CNC Monitor pode ser encarado como uma porta de entrada para a infinidade de recursos digitais que estão hoje à disposição da indústria, muitos deles também desenvolvidos pela GRV.

 

Em um centro de usinagem, por exemplo, podem ser apontados, em tempo real, parâmetros como número de eixos em atuação, velocidade, esforços aplicados no processo, status dos potenciômetros e contador de peças, entre muitos outros.

 

Imagens: GRV


 

Leia também:

Aprendizagem de máquina pode reduzir o índice de refugo de peças usinadas

Sistemas digitais para integração de máquinas e equipamentos de usinagem



 

#GRV    #usinagem4.0



Mais Notícias MM



Segurança e saúde no ambiente fabril

Medidas de proteção à saúde de colaboradores que operam máquinas industriais e análise de riscos são considerações feitas por especialista em segurança industrial.

29/04/2024


Schulz aposta na locação de compressores e em IoT

Fabricante de compressores de ar para uso industrial, a Schulz adaptou alguns modelos de produtos para o contexto da indústria 4.0, além de passar a oferecer a locação de equipamentos.

29/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas será lançado pela THK

Novo equipamento é indicado para trabalhos complementares à usinagem como manipulação de peças em processamento.

29/04/2024