Adalberto Rezende, da redação



 

Soluções para empresas que desejam gerenciar operações de logística reversa e de reciclagem de materiais plásticos, e também para estimular a economia circular, já estão sendo ofertadas por companhias brasileiras. Elas têm como premissa valorizar o trabalho realizado por todas as partes da cadeia envolvida na coleta, reciclagem e reinserção dos materiais assim obtidos na fabricação de novas resinas.


O WasteBank e a Sygecom Informática, com matriz em Campinas (SP) e em Alvorada (RS), respectivamente, companhias que são integrantes do Grupo Sygecom, fornecem soluções que vão desde sistemas voltados para operações comerciais até softwares para o rastreamento de resíduos plásticos, entre outros serviços especializados e pensados para o setor de logística reversa e reciclagem.

 

Gabriel Pedreira, CEO do WasteBank, que forneceu informações à Plástico Industrial, comentou que um dos objetivos da empresa é proporcionar às pessoas que atuam no recolhimento e na comercialização de plásticos pós-uso/pós-consumo, por exemplo, o acesso à uma plataforma digital onde podem ser realizadas operações bancárias.


Ou seja, por meio da plataforma gerida pela companhia, catadores, gerentes de linhas de reciclagem, empreendedores, entre outros, podem administrar seus negócios. As soluções oferecidas pelo WasteBank foram tema de uma das apresentações do XVI Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos, realizado em São Paulo (SP).


Valdnei Machado, CEO da Sygecom Informática, e Priscilla Machado, diretora jurídica e de marketing do Grupo Sygecom, que concederam entrevista à Plástico Industrial, comentaram que as soluções desenvolvidas pela Sygecom são pensadas conforme as necessidades dos clientes. A empresa atua no desenvolvimento de softwares/sistemas que podem ser usados para o rastreamento de resíduos plásticos, gestão de empresas da cadeia de reciclagem e de operações típicas deste setor.


Além disso, nas palavras de Priscilla, é necessário “amadurecer, fortalecer e ampliar a comunicação entre as partes envolvidas na cadeia de logística reversa. Ainda há muito o que fazer, mas esse é um dos nossos objetivos”. Valdnei complementou dizendo que, “um dos nossos objetivos é dar mais visibilidade aos catadores e pequenos empreendedores que estão na ponta da logística reversa, porque eles merecem o mérito. Afinal, o trabalho deles é tão importante quanto à reciclagem de resíduos propriamente dita”.



Interesse em parcerias

 

Ambas as companhias estão abertas a propostas de parcerias que visem à valorização dos resíduos sólidos e, consequentemente, à ampliação da rede de logística reversa e reciclagem desses materiais. E o setor de transformação de plásticos é muito bem-vindo, “principalmente a indústria”, nas palavras de Priscilla. 



Outros serviços

 

As empresas do Grupo Sygecom oferecem outros serviços especializados para empresas do ramo de logística reversa e reciclagem de resíduos plásticos. Entre eles estão os da Sygecom Informática, por exemplo, que dá suporte técnico para clientes e treinamento personalizado, bem como fornece certificado digital.

 

O WasteBank também oferece suporte técnico para seus clientes, além de fornecer conteúdo sobre educação socioambiental e educação financeira. A empresa também atua na divulgação de ações em prol da logística reversa, reciclagem e sustentabilidade que podem ser realizadas por meio de agências físicas, ou “agências sociais”, conforme informações disponíveis em seu site.


O contato com as empresas pode ser feito pelo seu site: wastebank.com.br; sygecom.com.br.



 

Imagens: WasteBank, Sygecom Informática.


 

Confira mais notícias:

 

Plataforma vai gerir e mapear a reciclagem de plásticos no Brasil

 

Direitos dos resíduos, a regulamentação da logística reversa nos estados

 

Fabricante de facas para equipamentos de reciclagem investe em nova filial em SP

 

#WasteBank #SygecomInformática #PlásticoIndustrial #Reciclagem



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024