As companhias Asahi Kasei e Microwave Chemical, ambas com sede no Japão, desenvolveram um processo de reciclagem química de poliamida (PA) 66 que pode ser realizado a partir do uso de tecnologia baseada em micro-ondas, as quais, segundo informações fornecidas à imprensa, podem aquecer direta e seletivamente moléculas específicas apresentando alta eficiência energética. 

 

Trata-se de um projeto conduzido em parceria e que consiste na utilização de micro-ondas para despolimerizar, por exemplo, materiais excedentes de processos produtivos – airbags, peças de veículos, aparas, itens pós-uso, entre outros –, e assim obter de forma direta os monômeros hexametilenodiamina (HMD) e ácido adípico (ADA).


 

Este trabalho visa ao uso destes monômeros na produção de novos grades de PA, em um processo que apresenta alto rendimento e baixo índice de consumo de energia elétrica. Além disso, as empresas parceiras pretendem, a partir do projeto de reciclagem de PA, fornecer serviços que abrangem a fabricação de itens usando este material e que proporcionem a redução da emissão de gases nocivos ao meio ambiente.


 

Atualmente, a Asahi Kasei atua na produção de hexametilenodiamina (HMD) e de ácido adípico (ADA) provenientes de fontes fósseis, que são usados na produção de uma linha de plásticos de engenharia chamada Leona PA66, recomendada para aplicações que vão desde a fabricação de autopeças, passando por componentes eletrônicos, até a confecção de fios para a composição de airbags


Já a Microwave Chemical, além do desenvolvimento do processo de reciclagem química de materiais que utiliza tecnologia baseada em micro-ondas, está investindo em sua plataforma de tecnologia PlaWave, voltada para processos que envolvam a decomposição de plásticos pela ação das micro-ondas. De acordo com informações da companhia, os trabalhos em desenvolvimento na área de reciclagem abrangem a aplicação de pirólise e solvólise.



 

Demonstração do processo em 2024

 

As empresas envolvidas no desenvolvimento do processo de reciclagem química de poliamida 66 pelo uso de micro-ondas pretendem comercializá-lo em grande escala, e estão se programando para a realização de testes/demonstrações em 2024.


Até o final deste ano, conforme foi informado à imprensa, será concluída a implantação de uma linha de produção pensada para a execução do processo na unidade da Microwave Chemical situada na cidade japonesa de Osaka, a qual possibilitará a coleta de novos dados para a pesquisa.


Mais informações podem ser obtidas pelo site da Asahi Kasei.


 

Imagens: Asahi Kasei e Microwave Chemical/Divulgação.

 

 

Mais notícias:

 

Mais de 200 mil toneladas de plásticos retornaram ao ciclo produtivo

 

Novo aditivo combina efeitos para melhorar o desempenho de reciclados

 

Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2

 

#AsahiKasei #MicrowaveChemical #Reciclagem #PI



Mais Notícias PI



Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.

Processo de dois estágios elimina a regranulação e a refusão do material reciclado destinado à fabricação de produtos injetados. O objetivo é obter ganhos relativos a custos de produção e logística interna para as empresas que reciclam suas sobras de processo e também para as que compram reciclados no mercado.

02/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

Durante a próxima edição da feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos, a associação de construtores de máquinas da Alemanha vai alinhar estratégias com a entidade que representa a indústria de plásticos nos Estados Unidos, visando à adoção do protocolo de comunicação OPC UA para o maquinário do setor de plásticos.

26/03/2024