A Biofibre, que integra o grupo alemão Steinl, anunciou a instalação de uma planta fabril no Brasil, ainda este ano, na cidade de Jundiaí (SP), onde serão produzidos bioplásticos certificados de fonte renovável, compostáveis e não compostáveis.

 

A entrada em operação está prevista para o terceiro trimestre de 2024. Antes, porém, a empresa vai passar a comercializar por aqui todas as linhas de biopolímeros já disponíveis em sua matriz alemã, em versões para compostagem industrial, para compostagem em solo e aditivados sob medida para atender aos requisitos de fabricação de cada cliente.

 

Rodrigo Olivetto, diretor da Biofibre Americas, informou que a empresa alemã está expandindo o negócio de bioplásticos com a instalação de unidades produtivas também no México, nos Estados Unidos e no Canadá, onde serão oferecidos as mesmas linhas, em versões para moldagem por injeção, extrusão de chapas, termoformação, sopro e extrusão de filamentos para impressão 3D.

Além das tradicionais aplicações em embalagens, a Biofibre aposta no uso dos bioplásticos na fabricação de itens como peças técnicas para a indústria automobilística, de construção e de outros bens duráveis. A reciclagem mecânica também faz parte das atividades previstas, sobretudo visando tornar circular toda a produção dos grânulos de bioplásticos a serem oferecidos ao mercado brasileiro.

 

 

 

Da esquerda para a direita, Rodrigo Olivetto e Jörg Dörrstein, diretor da Biofibre Américas e Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Biofibre, respectivamente, apresentam as aplicações dos compostos de biopolímeros da empresa na Plástico Brasil.

 

O anúncio da construção da unidade brasileira foi feito durante a feira Plástico Brasil, onde também foram demonstradas peças moldadas e aspectos da fabricação de peças com esses materiais. Em uma injetora da Wittmann, por exemplo, foram moldados pratos em poli(ácido láctico)(PLA) com carga mineral, em moldes de quatro cavidades operando sob velocidade de ciclo de 4,5 segundos. Já no estande da Engel foi demonstrada a injeção de peças técnicas para o setor automobilístico, em bioplástico reforçado com fibras.

 

Mais informações sobre as diferentes características de cada uma das linhas de materiais podem ser conferidas no site da Biofibre.

 

 

Leia também:

 

Inscrições abertas para encontro sobre bioplásticos

Estirênicos de fonte renovável

 

 

 

#Biofibre

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024