Adalberto Rezende, da redação.

 

 

A Nexus, uma plataforma digital aberta que reúne ferramentas para a coleta e o compartilhamento em tempo real de dados provenientes de processos produtivos, e que conta com recursos especialmente pensados para empresas que trabalham com manufatura aditiva (impressão 3D), foi lançada recentemente pela Hexagon AB, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP).

 

O novo ambiente virtual proporciona acesso a diversas ferramentas projetadas para o monitoramento de processos de metrologia de peças plásticas e análise de materiais, o que inclui bibliotecas digitais para o armazenamento de dados sobre as propriedades de polímeros, bem como para a formulação de matérias-primas. Sobre esse último recurso, a empresa informou que é possível calcular o percentual de diferentes matérias-primas que serão usadas na fabricação de lotes sob encomenda, por exemplo.

 

Captura de tela da plataforma digital Nexus, desenvolvida pela Hexagon. Na imagem, uma área específica para a análise de dados provenientes de processos de manufatura aditiva (impressão 3D), que é um dos principais recursos da plataforma. Imagem: Hexagon/Nexus. 

 

 

Em se tratando das ferramentas específicas para trabalhos de impressão 3D, a plataforma dispõe de recursos que abrangem a sincronicidade de informações provenientes de processos paralelos com os dados obtidos a partir da realização de processos de manufatura aditiva, de forma que possa ser construído um passo a passo que servirá de guia para operações futuras.

 

No novo ambiente virtual também há recursos que permitem a comunicação em tempo real entre diferentes departamentos de um parque fabril e também entre unidades remotas, e há canais dedicados ao compartilhamento de dados com stakeholders e com redes de fornecedores, entre outros.

 

Segundo informações da empresa, a Nexus tem como premissa proporcionar aos clientes o acesso a recursos que podem contribuir para a otimização de processos produtivos na indústria de manufatura, o que abrange o setor de transformação de resinas termoplásticas, bem como de termofixos e elastômeros.

 

De acordo com a Hexagon, os usuários da plataforma terão acesso a informações sobre a atualização de ferramentas, treinamento e poderão contar com suporte técnico.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações, e também pelo telefone (11) 5525-6000.




Leia também:

 

Ferramentarias atentas à evolução tecnológica

 

Capacitação gratuita para ferramentarias voltadas para o setor automobilístico

 

Digital twin, a réplica funcional que espelha desde indústrias até seres humanos

 

#Nexus #Hexagon #Indústria40 #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024