Um acordo estabelecido entre a Romi (Santa Bárbara d’Oeste, SP) e o Centro Universitário Facens (Sorocaba, SP) vai promover a utilização de equipamentos de manufatura aditiva em trabalhos realizados por estudantes universitários. Um dos objetivos é aproximar o setor de manufatura aditiva e o meio acadêmico.

 

Manufatura aditiva será promovida em projetos realizados por estudantes universitários em Sorocaba, São Paulo.

A parceria teve como fase inicial a inauguração de uma unidade voltada para o desenvolvimento de projetos universitários, que aconteceu no dia 18 de novembro. O novo espaço, no qual foram instaladas impressoras 3D para prototipagem de, por exemplo, componentes, e que também passou a contar com equipamentos de usinagem e soldagem, se encontra no Laboratório de Inovações e Competições Estudantis (Lince), que integra o Centro Universitário Facens.

 

Foi informado à imprensa que uma das premissas desse acordo é estabelecer a unidade como centro de desenvolvimento e fabricação de protótipos, peças e/ou componentes para diversos tipos de aplicações. Isso inclui a produção de peças para robôs industriais, veículos, maquinário para o chão de fábrica, entre outros.

 

O diretor-executivo do centro universitário, Paulo Roberto de Carvalho, comentou mais sobre este assunto: “Por meio desses novos maquinários, os alunos poderão realizar processos de prototipagem e usinagem, e conduzir experimentos para trabalhos em cursos de graduação e pós-graduação”. Ainda de acordo com ele, isso também poderá contribuir para a aprendizagem dos alunos e sua futura carreira profissional.  

 

A instituição e a empresa podem ser contatadas pelos telefones (15) 3238-1188 e (19) 3455-9000, ou pelos e-mails lince@facens.br e contato@romi.com. 


 

Imagem: Pixabay


 

 

Confira mais notícias:

 

Impressão 3D de metais em escala industrial

 

Manufatura aditiva e resina reciclada: as tendências no segmento de sopro

 

#Facens #Romi #ManufaturaAditiva #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023


Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023


Manufatura aditiva de polímeros será tema de curso

ABPol promove o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros”, que será ministrado por professores da UFSCar e do IFSP.

19/09/2023