Seguem abertas as inscrições para a 8a edição do Prêmio Nacional da Inovação (PNI), evento organizado e promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai selecionar projetos e trabalhos de inovação na indústria desenvolvidos por pequenas empresas e/ou pesquisadores, os quais poderão concorrer este ano em uma nova categoria denominada “pesquisador inovador”.

As instituições responsáveis pelo concurso informaram que as empresas e os pesquisadores participantes concorrerão a uma bolsa de estudos para um curso de educação executiva oferecido pelo Senai. Além disso, as partes contempladas vão participar de programas de inovação na indústria organizados pela CNI, o que inclui atividades para aprofundamento no conhecimento sobre tecnologia, digitalização, tendências de mercado, entre outros assuntos.
O compartilhamento de conhecimento, visando ao aperfeiçoamento da gestão de negócios, é uma das premissas do concurso, que acontece desde 2011. Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI, comentou que “o PNI busca contribuir para o processo de aprendizado, além de possibilitar a troca de experiências, auxiliando na identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria em inovação e em gestão de empresas”.
Empresas de portes variados e pesquisadores de diferentes áreas ligadas à indústria podem participar do concurso. Conforme comentou Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, a premiação será um “momento de celebração e de aprendizado em que os participantes poderão se inspirar e compartilhar suas próprias iniciativas para alinhar o seu negócio com as atuais demandas por inovação do mercado”.
Em comunicado à imprensa, foi informado que a 8a edição do PIN será composta pelas categorias “Gestão da inovação, Inovação de produto, Inovação em processo”; “Inovação para sustentabilidade”; e “Destaque em saúde e segurança no trabalho”. Também foi informado que as categorias serão subdivididas, cada uma, em três modalidades.
Nesta página as empresas podem fazer sua inscrição até 31 de março de 2023, bem como obter mais informações sobre o concurso.
Imagem: Freepik
Mais notícias do setor:
Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem
Programa de inovação vai levar empresários para os Estados Unidos
#CNI #Sebrae #Senai #PI
Mais Notícias RTI
A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.
04/11/2025
Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.
04/11/2025
A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.
04/11/2025